INFORMATIVO
Você está aqui: Capa » Blog » 10 dicas fundamentais de jiu jitsu para iniciantes e veteranos

10 dicas fundamentais de jiu jitsu para iniciantes e veteranos

Hoje estava navegando e li um post interessante no blog O Mundo das Artes Marciais, com 10 dicas para o dia a dia no jiu-jitsu, com base no que foi dito incluí algumas observações que considero pertinentes, mesclando ideias e criando assim as 10 dicas fundamentais de jiu jitsu para iniciantes e veteranos.

Foto: Treino de Jiu-Jitsu

1. Cuidado com o seu kimono, o uniforme do lutador

Se você já comprou um kimono e treina regularmente sabe que mantê-lo limpo não é simples. Certo? Se você ainda não comprou, recomendo dar uma lida no artigo onde respondemos as principais dúvidas na hora de comprar o seu kimono de jiu-jitsu.

Bom, vamos lá! Depois de um tempo, principalmente no verão, o pano continua cheirando mal mesmo após lavar. Branqueadores ajudam, mas há o risco de estragar seus patches (patches são os panos que colocamos no kimono com patrocínios, logotipos da academia etc). O uso do produto em toda lavagem vai enfraquecendo o tecido.

O truque para tirar o cheiro do kimono? Bicarbonato de sódio. Acrescente umas poucas colheres de mesa a cada lavagem, sem esquecer do detergente, claro. O ideal é lavar após cada treino, mas isso é praticamente impossível, pois por ser um pano pesado ele demora a secar.

Procure lavar toda semana ou no máximo de 15 em 15 dias, lembre-se, o suor também estraga o tecido com o tempo. Com esse truque, o kimono dura mais e cheira bem melhor. Seus colegas de treino vão agradecer! Veja outras dicas de como cuidar do seu kimono.

2) Cuide do seu corpo, não só quando está treinando jiu jitsu

Coma bem, beba muita água, durma o suficiente, aumente sua flexibilidade com alongamento, e por aí vai. Ginástica Natural é um grande método de ensinar seu corpo a se movimentar no chão, e vai ajudá-lo a aprender os movimentos do Jiu-Jitsu.

Nas artes marciais, seu corpo é a única ferramenta que você tem, então é bom mantê-la em bom estado.

3) Deixe o seu ego de castigo, academia de jiu jitsu não é o lugar dele

Deixe seu ego em casa. Você vai tomar algumas lições de gente muito mais nova (e velha!) que você, até mesmo de garotas.

Se você é um cara forte, prepare-se para ser dominado por caras com metade do seu tamanho. Não deixe que isso o frustre, ao contrário, encare isso como um ótimo exemplo do que o Jiu-Jitsu pode fazer por você.

Nós vemos isso acontecer todo dia, não é nada demais!!! Seja bem vindo ao jiu-jitsu.

Não tente impressionar ninguém, apenas venha com a mente aberta para aprender uma técnica nova. Seus companheiros de treino não estão aí para competir com você ou ganhá-lo, mas para fazer de você um lutador melhor.

Chegue à academia com a atitude certa e as pessoas vão querer sempre ajudá-lo.

4) Tente absorver tudo o que puder

Aprenda algo de todo mundo. Não tente ter uma posição preferida de início, nem se torne um preguiçoso fazendo apenas o que você faz melhor. Em vez disso, saia da sua zona de conforto e tente sempre melhorar os aspectos em que você ainda é fraco. O bom treino é aquele no qual você adiciona algo ao seu jogo, independente de quantas vezes você finalizou alguém (ou foi finalizado).

Uma dica é sempre tentar aplicar a cada treino o golpe ensinado pelo professor na aula.

O único pré-requisito para ensinar é conhecer UMA coisa que o outro não saiba, e o jiu-jitsu é muito vasto e garanto que ninguém sabe tudo. Então considere possibilidade de aprender também com um companheiro menos graduado que você.

5) Faça certo, depois faça rápido

Comece com o básico, trabalhe os fundamentos e concentre-se em fazer certo os movimentos para poder controlar seu oponente. A todo instante, tente impôr o seu ritmo e busque ser o atleta que faz o primeiro movimento. Tente prolongar o tempo gasto nas posições dominantes. A finalização só vem depois.

Fez tudo certo, aprendeu direitinho? Agora sim é hora de começar a fazer mais rápido e também tentar posições mais complexas.

6) Conheça com quem você treina

Ninguém está preparando você para lutar o Mundial de Jiu-Jitsu por enquanto, logo não há motivo para você rolar com todo e qualquer um na academia. Opte pelos parceiros com o mesmo tamanho que você, ou mesmo mais leves. Pelos caras que não usam tanta força, e nem são tão rápidos. Tudo que você aprendeu ainda está muito fresco na cabeça, então seu tempo de reação ainda não é ideal. Se você não tiver tempo para pensar, o treino vai virar uma grande embolação e você não vai ganhar nada com isso (uns hematomas, se tanto).

7) Cadencie o seu ritmo de treino

Não vá muito forte. Isso pode surpreender alguns, mas para um faixa-branca o mais importante ara acelerar o processo de aprendizado é a consistência. Não importa, portanto, o quão duro você treinou um dia, se no dia seguinte não vai conseguir nem mexer um músculo. Sempre termine o treino com a sensação de que você aguentaria mais um. Seu corpo vai agradecer, na manhã seguinte.

8) Não deu? Bata, e evite lesões.

Uma das coisas que tornam o Jiu-Jitsu complicado de aprender não é a técnica em si, mas alguns movimentos que seu corpo nunca fez antes. Pense duas vezes antes de realizar cada movimento e lembre dos limites do seu corpo. Nunca perca o aquecimento e tente melhorar sua flexibilidade.

Se tomou um golpe e está bem encaixado, não tente ficar dando trancos para sair da posição isso vai fazer com que o seu oponente faça uma força contrária e acabe te machucando, mesmo sem querer. Em muitos casos você acaba até se machucando sozinho tentando fazer giros loucos e movimentos contrários aos permitidos pelo seu corpo. Resultado, lesão, dores e até mesmo afastamento dos treinos. Bater não é vergonha, seja guerreiro, mas não seja burro.

9) Para as meninas.

Por mais intimidante que uma escola de Jiu-Jitsu pareça, por favor, não temam. Apreciamos ter vocês na academia, pois acreditamos que a arte é para todos. A presença feminina, inclusive, faz com que os rapazes se comportem, o que torna a vida do professor muito mais fácil e a atmosfera fica melhor.

Mulheres são naturalmente mais flexíveis, mais disciplinadas e têm menos ego que os homens. No entanto, vocês sempre vão encontrar uns palhaços doidos para ganhar de vocês na força. Mas isso é mole de evitar. Você vai identificá-los rapidamente, e é só não treinar com eles.

Embora tenhamos posições “constrangedoras”, o respeito sempre é algo fundamental nos treinos de jiu-jitsu, não é comum vermos atletas se aproveitando das meninas em treinos, como muitos leigos pensam. Se por acaso isso acontecer com você e isso criar qualquer tipo de constrangimento, relate ao seu professor, ele irá tomar as providências

10) Faça seu dever de casa.

Essa é uma das dicas que considero mais importantes. Repense seu treino em casa, e tente lembrar tudo que você fez certo, e o que fez errado. Tente, por mais que seja complicado no começo, pensar em novas soluções. Sabe-se que ao visualizar a si próprio na luta, seu cérebro manda impulsos elétricos para os músculos envolvidos em cada movimento. É o que alguns chamam de “memória muscular”, e ajuda você a lembrar-se do que fazer na próxima vez.

Assista as nossas vídeo aulas, os golpes postados em nosso site são categorizados de forma organizada para te ajudar a aprender novas técnicas e golpes de jiu-jitsu e conseguir evoluir em seus treinamentos.

Deixe seu comentário sobre essas dicas de jiu jitsu para iniciantes

É importante conhecer a sua opinião, por isso deixe o seu comentário sobre o que achou das dicas para os iniciantes de jiu jitsu.

Não esqueça de nos seguir nas redes sociais.

Bônus Grátis

Banner Download E-book Dicionário do Jiu-Jitsu V1.0

Pode ser que ainda fique confuso com alguns termos, principalmente se está iniciando agora no jiu-jitsu. Para te ajudar criamos um e-book gratuito, que pode ser baixado clicando aqui. Altamente ilustrado e com várias páginas de puro conteúdo para você ficar cada vez melhor dentro e fora dos tatames.

Cadastre-se e receba atualizações por e-mail


Sobre Dyego Turl

Dyego Turl é faixa preta formado pelo mestre Adilson Bitta, pratica jiu-jitsu há mais de 20 anos, com uma janela para estudos e trabalho. Atualmente é um dos professores do Clube de Jiu-Jitsu Pitbull Teresópolis. Sócio Gerente da Agência Action Plus e apaixonado por Jiu-Jitsu, Dyego fundou e gerencia o site Aprenda Jiu-Jitsu, com o objetivo de ajudar a difundir o as técnicas e golpes do jiu-jitsu brasileiro.
  • Carlos Celes

    Muito Bom…Osss

  • Raphael

    Muito bom! Muito bom! OSS

  • anderson

    kra muito bom mesmo, e imagino que não só para os iniciantes (como eu) mas pra geral!!!!

    • Dyego Turl

      Serve pra todos @442a4a33d75258173a360bfdf201a5e0:disqus

  • Lucas Coelho

    Muito bom, esclarecedor de muitos assuntos…

    • Dyego Turl

      Vlw @aac15114f78526f2f66b5bc31c490166:disqus

  • João Paulo

    Ótimo comentário. Passa uma imagem disciplinar e saudável da prática do jiu jítsu pára os iniciantes.

  • Deia

    muito bom começei agora mas mesmo para acompanhar minha filha de 15 anos e eu estava um pouco constrangida não pelo mestre. que é maravilhoso e sim pq só tem homens na minha academia, me apaxonei pela arte e a dica numero 9 me fez criar coragem para continuar.

    • http://www.aprendajiujitsu.com.br/ Aprenda Jiu Jitsu

      Déia, que bom que nosso site te encorajou a continuar. Sem dúvidas é um esporte importante e deveria ser praticado por todas as mulheres, para defesa pessoal.

      Obrigado pelo seu post e espero poder contar com a sua colaboração para divulgar o nosso site.

  • marcos moraes

    puxa só lamento ter perdido tanto tempo para começar a treinar jiu-jitsu depois de ler a cerca dos 10 fundamentos do jiu-jitsu tenho certeza que mesmo aos 39 anos vou aprender bastante. Obrigado.

    • http://www.aprendajiujitsu.com.br/ Aprenda Jiu Jitsu

      Nunca é tarde para começar Marcos.

    • Eduardo Bedim

      Amigo Marcos Moraes eu comecei tem 2 meses tenho 38 ano junto com meu filho de 14 ele me chamou até eu ir e realmente está sendo muito bom ainda mais por estar junto com meu filho.

  • Branco vidal

    Ae Dyego maneiro mano gostei muito de sua determinação e enovação com esse site da pra aperfeiçoar malhor aki o nosso JIU JITSU abraço !!!!

    • http://www.aprendajiujitsu.com.br/ Aprenda Jiu Jitsu

      Opa! Vlw Branco… a ideia do site é essa mesma, fazer com que as técnicas de jiu-jitsu sejam diferença nos treinos.

      Mínimo de força e máximo de eficiência, essa é a essência.

      Obrigado pelo seu comentário.

      • Bruno de Jesus

        Fiz uma tatuagem a +/- uns 6 anos atrás com essa frase, com pequenas diferenças, mas com o mesmo contexto. “O mínimo de força para o máximo de eficiência” Vi a alguns anos atrás o Rickson Gracie falando essa frase, daí tive a certeza da tatuagem que colocaria… sou amante da arte suave a 13 anos e procuro usar o que está escrito em minhas costas! :D
        No mais, esse é um excelente site, já conheço a um bom tempo… vou recomendar para os meus alunos a partir de hoje!
        Ossssssssssssss!

  • Pingback: Manual do faixa branca de jiu jitsu | Aprenda Jiu Jitsu

  • Pingback: Jiu Jitsu é realmente para todos? | Aprenda Jiu Jitsu

  • Wilton

    Muito show de bola as dicas e o site em geral!!! Ainda não sou praticante da arte suave, mais sempre tive vontade de aprender, tenho vários amigos que praticam e só falam coisas boas, além de acompanhar por muito tempo a historia dos Gracie. Hoje aos 31 anos tenho certeza que vou fazer a escolha certa em comerçar finalmente a praticar.

    • Dyego Turl

      Não perca mais tempo @f14162237af6da77d0c76cf3d9877ff2:disqus, você vai gostar.

  • jéssica Araujo

    gostei muito das dicas!

    • Dyego Turl

      ;)

  • Aprendiz

    Ótimo site.
    Aqui consigo fundamentos muito bem explicados, o que são ideais para um iniciante como eu.
    O que aprendo aqui procuro transferir para meus colegas na arte em que pratico, o hapkido em que se exige conhecimento de chão também.
    Obrigado a força e um grande abraço!

  • ffoxrj

    Excelente Post! Se todo seguirem essas dicas, os treinos se tornarão uma maravilha!!! Osss!

    • Dyego Turl

      Verdade @ffoxrj:disqus

  • Sil Águia

    Eu adorei a dica. Sou atleta de mtb e corridas de rua. Estou querendo fazer jiu jiutsu mas tenho medo das lesões. Queria uma dica de quem já vive na área há muito tempo. Posso encaixar o luta nos meus treinos?

    • Dyego Turl

      Sem dúvida Sil, jiu-jitsu não é um esporte de contato e o risco de lesão existe, mas não é alto.

  • FRANCESCO
  • Luiz Brasil

    Achei muito interessante as dicas, e vou usar para meu dia-dia, nos treinos.

    • Dyego Turl

      Boa Luiz! Use-as sempre. Oss

  • Florencia

    Muito bom o post. Sobre a dica número 10: incrível com o cérebro trabalha. Principalmente quando o treino é à noite, na hora de dormir, relembrando alguns movimentos, os errados normalmente, os impulsos do cérebro fazem até com que os músculos se movimentem involuntariamente.

    • Dyego Turl

      @583af6fee021b54929655edc644fc113:disqus não só a noite, se houver concentração no movimento as vezes involuntariamente você faz os gestos como se estivesse lutando/treinando.

  • Evandro

    Gostei muito de todas as dicas, mais a que me assemelho mais comigo e a dica 7 pq antes eu cansava demais agora pedalo com freqüência. Corro tbm e o melhor de tudo pra mim e que eu aprendi a controlar a minha respiração nos treinos nos rolas principalmente..muito boa todas as discas! !! OSS..

    • Dyego Turl

      Obrigado pelo seu depoimento @8d73e255d495efabaa4744279f87ecb8:disqus.

  • Elvis

    Muit o boas as dicas… Vlew, vão me ajudar bastante!

    • Dyego Turl

      Que bom Elvis. Abraço.

  • Geovanne

    Sem palavras, parabéns pelas palavras, são bem claras, e me ajudarão muito, pois estarei iniciando minha vida no JJ. abraçs!!

    • Dyego Turl

      Vlw Geovanne!

  • Cleverson Veronez

    Ótimas dicas, eu tinha problemas com ego, peso 90 kilos, 1,80m, não suportava ser finalizado por caras menores do que eu, mesmo sendo faixa branca, não admitia ser finalizado por faixa roxa ou marrom mais leves do que eu. Fazia manobras de força incríveis para finalizar os caras esquecendo completamente da técnica, com isto meu rendimento nos treinos era prejudicado e muito, pois precisamos realmente de um certo tempo para amadurecer o conhecimento e se você usa a força na tentativa de vencer o colega de treino acaba não praticando os ensinamentos da aula. Sou muito grato a todos os colegas de treino que tiveram paciência comigo nesta fase. Obrigado pelas dicas, todos os alunos deveriam levar em consideração pois o rendimento nos treinos será muito melhor.

    • http://www.aprendajiujitsu.com.br/ Aprenda Jiu Jitsu

      @355561fe9b0b4c7ab9d382171e344079:disqus isso é mais normal do que se imagina, mas é até estranho entrar no jiu-jitsu por ser uma arte em que usa a força do adversário contra ele mesmo e se irritar por alguém mais leve levar vantagem.

      Que bom que já passou dessa fase, a partir desta descoberta você verá que o jiu-jitsu começará a aparecer e os resultados serão bem melhores.

      Jiu-jitsu é técnica, mas claro que se as técnicas forem equivalentes a força será um diferencial. Jamais use a força como elemento principal do seu jogo, isso não é jiu-jitsu.

      Obrigado pelo seu depoimento. Abraço.

  • wilson azevedo

    senssacional as dicas. eu sempre quis praticar,desde moleki,agora tenho a disposicao e a oportunidade.jiu-jitsu brasil na veia!!

    • Dyego Turl

      Boa Wilson! Use o nosso site sem moderação. A categoria básico, em nosso menu pode lhe ajudar bastante.

  • Fábio Dias

    Execelente dicas professor, faço musculação a 15 anos, e a 1 ano e meio estou no jiu-jitsu e realmente é uma arte que impressiona, afinal, o mais fraco pode ganhar do mais forte, estou cada dia empenhando o máximo para apreender com técnica a arte suave pois cada praticante tem seu tempo no aprendizado. Abraços e oss.
    Fábio – Presidente Prudente/SP

    • Dyego Turl

      Fábio, foi por este motivo que o JJ ganhou o mundo, você está certíssimo em se dedicar a aprender as técnicas, pois isso faz toda diferença nos treinose nas lutas.

  • CÁSSIO
  • livio bruni

    tem regras pra tamanho de patrocínio e onde pode ficar no kimono?

    • Dyego Turl

      Tem sim Lívio, estamos preparando um post sobre regras e lá vamos disponibilizar o manual de regras oficiais da CBJJ.

      Fique de olho!
      Abraço.

  • http://www.facebook.com/carol.borges.5209 Carol Borges

    Gostaria de saber se sabe me informar pq nao existem kimonos com forro antitranspirante.

    • Dyego Turl

      Carol,
      acredito que um forro antitranspirante não funcionaria bem devido ao material usado na confecção dos kimonos, além disso talvez os custos para uma peça deste tipo, seja impraticável.

      Uma alternativa muito usada atualmente, são as Hash Guards, que evitam que o suor tenha contato tão intenso e direto com o kimono.

      Espero ter ajudado.

  • Márcio Rodriguez

    É sempre muito satisfatório ter algo que nos ajuda no crescimento evolucional do homem,fisíco e principalmente espiritual.

    Obrigado

    • Dyego Turl

      Vlw Márcio, obrigado pelo acesso e comentário.

      Oss

  • http://www.facebook.com/rafael.francucci Rafael Francucci

    Sensacional essas dicas

    • Dyego Turl

      Vlw Rafa. Obrigado.

  • Eduardo

    Site que faltava. Bom para iniciantes e muita gente já rodada também e que ainda não chegou na preta, como eu, rs. Parabéns!

    • Dyego Turl

      Vlw Eduardo! Não falta mais ;)
      Obrigado e volte sempre.

  • Clayrton

    Parabéns por mais esse excelente post! O SIte de Vocês é nota 1000

    • Dyego Turl

      Opa Clayrton, obrigado.
      Vocês é que são mil, sem vocês o site não teria sentido.

      Obrigado pela sua visita e pelo seu comentário.
      Oss

  • http://www.facebook.com/contabilpereira Leandro Pereira

    Mestre bom dia. Poucas vezes vi lições de vida, que cabem em qualquer situação, serem tão bem descritas em nosso dia a dia como praticantes de jiu jitsu. Grandes sábios ensinam que “o salario do aprendiz é a sabedoria de seu mestre” então agradeço por esse pagamento de hoje. Oss.

    • Dyego Turl

      Leandro, muito obrigado agradeço as suas palavras e fico muito feliz de que o trabalho que estamos fazendo está sendo reconhecido como de grande importância e está sendo válido para tanta gente.

      Seu comentário pagou o meu dia! =D

  • Everton

    Tenho muita dificuldade com a dica nº03! Estou no terceiro grau da faixa-branca, esses dias perdi para um cara novo que entrou na academia e estava com a faixa branca lisa, porém, depois fiquei sabendo que anteriormente ele já havia treinado alguns anos e tinha chegado a faixa roxa. Daqui a alguns dias vou lutar meu primeiro campeonato, meu professor me tranquiliza e acredita muito em mim, mas perdi minha confiança após essa derrota no treino, agora sinto uma ansiedade muito grande antes de cada rola.

  • Ennio

    é muito legal essas 10 dicas por que assim já vai aprendendo o que deve fazer.

  • Mônica

    MUITO BOM !!!!! GOSTEI DAS DICAS.

  • Indiana Burtet

    Comecei fazer a pouco tempo, mas vejo resultados não só fisicamente mas mentalmente também… Fui atleta, parei um tempo e agora estou voltando. Me achava “fortinha” até achar o esporte que alguém mais pequeno/leve poderia me finalizar. Tenho 19 anos e muita pressa de aprender (deve ser normal), mas sei que lentamente é que vamos mesmo entendendo! Que bom que ainda em tempo descobri alguma coisa que me faz muito bem! MULHERES pratiquem Jiu Jitsu!

  • j.marcos

    nota 100 ! parabens !

    • ALEXANDRE PEREIRA

      ALEXANDRE PEREIRA HUMILDADE E RESPEITO COM TODOS,ISSO FAZ DE VC UM GRANDE LUTADOR .

  • alexndre

    otimas dicas foi muito edificante gostei muito da dica pra tirar o cheiro do kimono

    • http://www.facebook.com/dyegoturl Dyego Turl

      Os companheiros de treino agradecem ;)

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=100004088288307 Marcos Varela

    iniciei os treinos ha 3 dias e meu corpo esta muito dolorido e normal ??

    • http://www.facebook.com/dyegoturl Dyego Turl

      Normal sim Marcos, isso pra qualquer atividade física. Seu corpo ainda não está acostumado e por isso as dores, mas normalmente é só na primeira semana.

  • Patrícia Seixas

    Tenho 42 anos e estou iniciando no jiu-jitsu pelo incentivo de meu filho de 16 anos.
    Não podia imaginar me identificando por um esporte de contato após alguns anos.
    Atualmente sou a única mulher na cadademia e fui muito bem aceita pela turma.
    Quantos as dicas elas foram muito importantes para mim. principalmente no que se diz respeito as posições constrangedoras e quanto a lavagem do kimono. Osss

    • http://www.facebook.com/dyegoturl Dyego Turl

      Que bacana Patrícia, fiquei muito feliz com o seu relato.

  • http://www.facebook.com/guilhermemaya.macedo Guilherme Maya Macedo

    é muito bom os mestres ter esses fundamentos, para passar aos iniciantes conta muito.. tudo o que foi dito ae! parabéns pela materia!

    • http://www.facebook.com/dyegoturl Dyego Turl

      Obrigado Gabriel

  • Gabriel Arcoverde

    Sou iniciante no JJ, comecei faz pouco tempo e tenho certeza que o site vai me ajudar muito. Muito bom não só para aprender técnicas, mas também para revisar as já aprendidas. Aprecio muito o trabalho da equipe por querer difundir a arte, e espero que continue assim, obrigado.

    • http://www.facebook.com/dyegoturl Dyego Turl

      Obrigado Gabriel, sem dúvida ajuda a relembrar e aprender muita coisa (falo em causa própria) =D

  • Vinícius Flávio

    Muito bacana a postagem e o apoio dado nos comentários também xD. Aproveitando, como ainda não sou praticante, gostaria de saber se a prática poderia ser prejudicial para quem é músico, mais especificamente guitarrista, especialmente se há o risco de fraturas e perda de sensibilidade. Grato desde já.

    • http://www.facebook.com/dyegoturl Dyego Turl

      Vinícius, qualquer esporte pode causar lesões, eventualidades acontecem. Não tenho números pra comprovar, mas se você for analisar a quantidade de lutadores de jiu-jitsu e a quantidade de praticantes lesionados seriamente verá que é um esporte bem mais seguro que outros.

      Há risco de fraturas, mas a maioria das que eu vi ou tive conhecimento foram acidentais ou porque a pessoa que estava levando o golpe tentou resistir mais do que devia.

      A preocupação é legítima, mas acho que com os devidos cuidados você pode treinar tranquilamente.

  • Roberto Flores

    Muito boas essas 10 dicas. Faz todo sentido. Sou iniciante, apesar da idade (39). Essas dicas esclarecem algumas coisas práticas durante o treino. Valeu mesmo. Obrigado. Cruti.

  • Aline

    Comecei há pouco tempo, e já estava pensando em desistir pelo fato de ter 38 anos, e não assimilar tão rápido, quanto as outras alunas. Mas… vou ver até onde aguento e espero aguentar, pois o Jiu Jitsu é apaixonante!

  • cmaia

    Era exatamente de um site assim que estava procurando. Á duas semanas iniciei meus treinos de jiu-jitso, mas, na hora dos rolas, chegava o momento em que eu não sabia o que fazer, ou seja, eu não sabia qual o objetivo da luta, e não conhecia nenhum golpe. Então, para agilizar este aprendizado, pedi pra meu amigo (o instrutor) me passar algo, fora dos treinos para ler e tentar entender, gerar duvidas para serem respondidas. E nessa, hora foi que ele me passou este site e o perfil do facebook. Agora tenho com o que ocupar minha mente fora dos treinos. Muito bom, parabéns a todos os responsáveis envolvidos direta e indiretamente neste projeto (site) “OSS”.

  • Joao Metranka

    Dyego , sou praticante de Jiu Jitsu , em cruzeiro -sp interior .. Sou faixa Marrom e seu site está de parabéns tem me ajudado bastante …abraços!

  • Pablo

    Olá Dyego, excelentes dicas!

    Sou faixa branca e estou sem treinar a 6 meses e venho me cobrando diariamente a minha volta ao tatame. Sinto falta de tudo que conheci treinando Jiu: A energia dos treinos, a melhora no condicionamento fisico, desenvolve e aumenta também a capacidade de raciocinio logico sem falar na técnicas propriamnte ditas.Quando treinava regularmente tinha muito mais energia e disposição do que quando estou parado, até o trabalho, que demanda muito esforço mental, rende mais.E a galera da Vibe aqui de Jundiai é nota 1.000 é realmente uma familia, eu realmente recomendo para que quer treinar Jiu de forma séria em um ambiente familiar em que todos se respeitam e se ajudam .
    Preciso urgente incorporar de novo os treinos de jiu na minha rotina.
    Abcs!!

  • Gilbert Champignon

    Meu nome é Gilbert
    Valeu galera do Jiu-jitsu as dicas são da hora.. gostei mesmo!
    Como diz a e né: Bater não é vergonha, seja guerreiro..
    Eu não sei nada..mas quero praticar Jiu-jitsu,eu não quero ser melhor que ninguém apenas está por dentro desse esporte!! valeu galera do JIU-JITSU !! :) E NOIX!!

    Faça da sua vida o possivel!!!
    Porque o impossivel Deus faz
    Por Você. (Gilbert Champignon)

  • danilo

    Gostaria de saber como escolher um kimono? Encontramos kimonos de diversas marcas conhecidas e desconhecidas com preços variando entre 180 a 450 dos kimonos mais facilmente encontrados pela internet. Qual a real diferença entre eles? como escolher?

  • Romeu

    Tenho 29 anos, comecei há 3 semanas….essa arte é maravilhosa,tudo que eu esperava.Queria mt ter começado antes!

  • naldinho

    vou seguir essas dicas vlw

  • ROGERIO ANDRADE

    muito importante devemos ter toda diciplina e ouvir o professor e ser humilde e leal com os companheiros de treino e saber perder

  • Marco

    Agradeço muito as dicas, irei com certeza utilzá-las,
    Abç e bom treino a todos !

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=100003568912707 Guilherme De Sene Maciel Silva

    Muito bomm !

  • Danilo Ferreira

    Site excelente!
    Gostaria de ver uma saída dos 100kg contra adversários bem mais pesados.

  • Thiago Daniel padilha

    Muito otimas as dicas ..
    Muito obrigado aprendi muito..
    L

  • marcia fernandes

    to iniciando no jiu , achei da hora estas dicas, valeuuu

  • marcia fernandes

    em apenas 1 mes de jiu jitsu emagreci 4 kilos, tenho 44 anos e to amando, ja sinto a diferença rsrs osss

  • http://www.facebook.com/ulissim Pedro Ulisses Brandao Filho

    Sempre bons materiais aqui no site. UP

  • Mel

    Poxaaa acho q deveria ter um desses grudado em todas paredes das acadamias de jiu muito legal todas as dicas…reforçando q o jiu é para todos e q realmente não tem assedio de forma alguma até pq nos tornamos uma família, eu agradeço muito a Deus por ter colocado essa arte na minha vida acalmou meu lado agressivo, me fez muito bem…

  • Tarcisio

    otimas para quem está iniciando nessa religião chamado Jiu-Jitsu! muito boa as explicações, pois deixa muito bem claro oque o Jiu para os iniciantes e para os leigos!

  • Leonardo

    Prezado Professor,
    Excelente as colocações sobre as “10 dicas fundamentais”. De tão oportunas, permito-me realizar apenas duas considerações, com intuito de contribuir.
    A primeira quanto ao item 6, pois entendo que quem sabe melhor qual o treino apropriado e em qual momento, é o mestre. Dificilmente aos iniciantes, é dado conhecimento acerca dos adversários de academia. Outro ponto sobre o mesmo assunto é a “escolha do treino”. Penso que, poucos são realmente os aprendizes que se submetem a certas dificuldades, e aí, voltamos ao primeiro aspecto…”quem sabe qual melhor treino p mim, é o meu mestre e, sem questionar, visando absorver o máximo, faço o meu melhor em qualquer circunstância.”
    O outro ponto que abusarei em comentar é sobre o treino com meninas. No meu entender, nada na arte marcial tem caráter “constrangedor”, mesmo de “abusos”. Oportuna a colocação quanto aos “monstros que farão força”, pois é o que pode acontecer. Na minha humilde opinião e apenas querendo contribuir ao trabalho valoroso que tens feito, eu retiraria o último parágrafo do item 10.

    Desculpa se fui de certa forma intrometido, mas como vi tua preocupação em auxiliar quem pratica nossa arte, resolvi para e te escrever p parabenizar e agradecer.

    Leonardo
    Osss

    • Dyego Turl

      Leonardo, na verdade além dos treinos selecionados pelos mestres existem os treinos livres e são nesses que me refiro, quando digo para não escolher treino. Quanto a parte das mulheres, sou “das antigas” o jiu-jitsu mudou muito, mas ainda precisamos tirar esse pré-conceito dos treinos, sem dúvida muitas mulheres ainda sentem receio em iniciar seus treinos por ser um esporte de contato e por existirem muitas posições “desconfortáveis”.

      O item 10, vai por mim é fundamental. Fazer uma auto-análise dos seus treinos te ajuda a refletir onde pode melhorar.

      Não precisa se desculpar por nada, são suas opiniões e estamos aqui para conversar e trocar ideias sobre isso, não tenho a pretensão de ser o dono da verdade. Obrigado pelo seu comentário!

      Oss.

  • Pingback: 10 dicas de Jiu-Jitsu para novatos e para os amantes | Júlio Slongo

  • Rodrigo

    Abriu mais minha mente para continuar nos treinos de jiu e continuar aprendendo muito mais. Obrigado!

  • fernando

    otima matéria

  • BRUNO

    MUITO BOM MESMO ESSAS DICAS QUE VOCÊS POSTARAM É ISSO AI MESMO ATRAS DE MELHORAS…VALEU

  • maurilio

    ótimas dicas, principalmente a de tirar o cheiro do kimono

  • maurilio

    marcos moraes eu tb lamento de ñ ter começado a treinar antes, só ter iniciado agora com 32 anos.

  • Alisson Rogerio

    oss

  • fernando

    muito bom vai me ajudar começando amanaha!!!!!!!!!!

  • Angela Maria Cheleri

    comecei a fazer aulas de jiu jitshu á dois dias…Tudo parece complicado agora mas sou persistente e vou aprender se Deus quizer kkkkk

    • Dyego Turl

      Tudo que é novo é mais complicado, mas logo logo você estará fera.

  • Tiago

    Cara muito bom as suas dicas! Realmente muito bom….

    Parabéns e só pra constar já treinei com um graduado da Pittbull….

    • Dyego Turl

      Opa, legal cara! Você treinou com quem?

  • Carlos Maranzano

    Bacana essas dicas. Vou iniciar hoje, fiz 1 ano de MMA mas acabei me apaixonando pela luta de chão. Não deu outra! Ancioso pra caramba!

  • Roberta

    Moro aqui nos EUA, e meu marido eh faixa roxa, hoje fui na academia ver um pouco da aula, e me surpreendeu a forma que eles respeitam as mulheres (isso porque eu nao queria de jeito nenhum que ele treinasse com garotas)… mas semana que vem se Deus quiser vou comecar minha primeira aula, muito obrigada pelas dicas ! Se possivel passa mais tecnicas femininas please !?!

    • Dyego Turl

      Verdade Roberta, ainda existe muito pré-conceito com o esporte por ser uma arte marcial de contato, mas estamos evoluindo muito neste quesito.

      As técnicas tanto femininas quanto masculinas são as mesmas, mas vamos ver se conseguimos postar algumas com mulheres explicando. Obrigado pelo comentário.

  • Pingback: 10 Dicas de Jiu-Jitsu « Blog Zenshin -

  • Evans Willian

    valeu fiz minha 1ª aula ontem gostei e me amarrei nas dicas!

  • Tiago Ferreira

    Muito bacana a postagem!

    Dyego Tur – Gostaria que me
    esclarecesse minha duvida!

    Eu e minha esposa somos admiradores do “jiu
    jitsu” queremos entrar em uma academia, porem não pensamos em disputar
    campeonatos “etc”. Apenas uma definição no corpo, e aprender as técnicas do “jiu
    jitsu” e possível?

    Desde já agradeço.

    • Dyego Turl

      Sem dúvida Tiago, o jiu-jitsu competitivo é apenas um braço do jiu-jitsu, na verdade a maioria dos praticantes não são competidores. Não perca tempo, comece logo!

      Obrigado pelo comentário.

      • Tiago Ferreira

        Dyego Turl – Grato pela sua resposta .

        Abraço.

  • jefter

    muito importante saudavel consideravel parabens ao nsso esporte oso !!!!!

  • Carlos Augusto

    Excelente site, e dicas importantíssimas, comecei agora no Mundo do Jiu jitsu, e espero força para nunca mais deixar, abraço e obrigado por manter um acervo que ajuda demais no desenvolvimento deste esporte.

  • Marquinhos JJ

    Só tenho que parabenizar por tudo que é apresentado neste site.
    O trabalho é ótimo para os praticantes e com certeza melhor ainda para os leigos, que por falta de informação e conhecimento acham que incentivamos a violência.
    Abraços a todos

  • Alex Venancio

    Ótimas dicas…

  • Gabriel Almeida

    Brazilian Jiu Jitsu, a minha primeira aula foi sexta-feira e curti milhões, pena que ainda não tenho dinheiro para comprar o meu kimono mas em breve vou ter o meu.

    Oss

  • mattosão

    são dicas muito valiosas,mas não são todos os professores que sabem disso ou aplicam essas dicas nas suas aulas.

    • Bruno de Jesus

      Acho que a idéia é essa mesmo, dos professores lerem e praticar o que aqui foi ensinado!
      Ossssssss!

  • Pingback: Raspagem para iniciantes ensinada por Renzo Gracie | Aprenda Jiu Jitsu

  • Bruno de Jesus

    Show!!! ótimas dicas, principalmente para os soberbos e os iniciantes!!! :D

  • Alexandre

    Olá, tenho 43 anos, depois 6 anos parado, sem atividade física nenhuma, comecei a treinar JJ (isso faz uns 10 dias) para pegar condicionamento físico e dar uma emagrecida tb, estou todo dolorido a dica 7 serviu direitinho para mim!!! A aula é muito boa e é ótimo o clima na academia, respeito, cordialidade, pretendo continuar!!
    Vou frequentar este site, valeu !!!!!!!!!

  • Coroa do jiu

    Quanto aos amigos que se queixam de não ter começado antes, segue aqui o meu relato.

    Sempre fui apaixonado pelas artes marciais, com 07 anos iniciei no karatê e parei com 09, com 10 iniciei no judô e parei com 13. Depois de um tempo fui praticar o esporte mais praticado pela imensa maioria dos meninos (futebol). Fui até um bom jogador, mas com o passar do tempo as “peladas” passaram a ser menos periódicas e a rotina esportiva foi ficando de lado, consequentemente abriram-se espaços para o consumo de álcool exagerado e o infeliz cigarro.

    Após longos anos voltados para o sedentarismo resolvi resgatar uma paixão que havia ficado no passado (as artes marciais). Comecei a praticar jiu jitsu com 43 anos de idade, mesmo com muitas pessoas dizendo que eu estava louco, que eu ia tomar coro da mulecada, que eu já tinha passado da idade, que meu lugar era no buteco (lugar este que realmente frequentei muito dos meus 25 anos aos 43) eu não dei muita atenção, fui lá e me matriculei em uma aula de jiu jitsu.

    Hoje estou com 54 anos de idade, faixa marrom de jiu jitsu, advogado de profissão e jiujiteiro de coração, aspirante a faixa preta ainda em 2013.

    Talvez o que se passa na cabeça de alguns amigos que se lamentam por não ter iniciado antes, é o fato de que o vigor físico não é mais o mesmo, que não vai mais competir em alto nível, ou talvez por dar ouvido demais aos que os outros pensam.

    Me desculpem por prolongar, mas um cara na minha idade geralmente não consegue ser breve. Se eu tivesse dado ouvido as pessoas que não me incentivaram eu não me sentiria realizado como sou hj. Depois que vc começa a realmente entender o jiu jitsu como filosofia de vida vc percebe que o jiu jitsu não se limita a campeonato, a competições, ao melhor da academia, o mais forte, blá, blá, blá. O jiu jitsu é autoconhecimento, é paz interior. O jiu jitsu me fez um homem melhor como marido, pai, irmão, filho. Só quem pratica sabe o quanto o jiu jitsu reduz o nível de estresse tão presente nos dias atuais, ex: brigas de trânsito, problemas no serviço, entre outros. Você passa pelas dificuldades com muito mais tranquilidade e propriedade.

    Hoje pratico jiu jitsu com meu filho e meu sobrinho. Só quem pratica sabe o quanto esse esporte maravilhoso agrega valores como disciplina, respeito e comprometimento. E coisas que muitas vezes deixamos lá atras resgatamos com o que foi ensinado pelo site. Hoje, continuo tomando minha cervejinha com os amigos, porém de maneira mais sábia, preservando meu corpo e minha mente.

    Obrigado por repassar um pouco da minha história.

    • Georgia Martins

      Adorei seu relato , eu tenho 40 anos e faz 01 mes q estou praticando estou adorando, porem sinto dores fortes no corpo pois fiquei 20 anos no sedentarismo, fiquei mais confiante ao ler suas palavras , vou continuar firme.

      Obrigada
      Georgia

    • Fábio

      Obrigado “coroa do jiu”. Apesar de estar com 37 anos, me identifiquei com seu depoimento e temos coisas em comum. Estou praticando o jiu jitsu a um mês, minha pressão já baixou um pouco, mas o trabalho e o boteco quase me fizeram desistir. Contudo, olha para minha filhinha e penso que devo melhorar minha qualidade de vida para poder melhor curti-la. No momento estou com o cotovelo contundido por conta de uma “kimura” (coisa de iniciante), mas vou entrar no site agora mesmo e comprar meu kimono. Valeu pela força.

    • Mauro Cesar

      Gostei do seu comentario,tenho 41 anos e me sinto meio desmotivado a praticar jiujitsu; Mas depois de ler teu comentario eu estou mais animado em praticar e dedicar tempo para o treino. Valeu mesmo.

  • André Marcel de Lima

    Fantástico este decálogo. Contém as principais recomendações para aproveitar o melhor do treino e do jiu-jitsu. São extratos valiosos de sabedoria condensados em anos de treino consciente, e oferecidos de forma didática e pragmática em um texto leve e preciso. Parabéns!

  • manoel cosmo

    muito bom estas 10 dicas que vemos neste comentário pois faz vc repensa muito nas merdas que fizemos algumas vezes mais o melhor é o respeito por si mesmo é pelo seu companheiro de treino que vai fazer com quer o treino fique cada dia melhor. muito obg osss.

  • Rubens

    Dicas importantíssimas e valem pra vida toda do atleta….
    outra que acredito pode ser incluída neste roll é que aprender Jiu Jitsu não é ser valente e brigar na rua, é pra seu desenvolvimento pessoal e defesa.

  • Tadeu

    Eu descobri a Arte Suave aos 48 anos mas isso não me desanima a cada treino sinto mais vontade de treinar.
    Quando comecei a treinar Jiu-Jitsu em outubro/2012, pesava 100kg, hoje aos 49 anos peso 78kg mas já cheguei a pesar 74kg.
    Acima de tudo o Jiu-Jitsu traz auto-confiança equilibrio e faz muito bem para a saúde física, mental e espiritual também.
    Tadeu OSS!!!

  • Felipe

    Sempre tive vontade de treinar JJ porém o receio de não encontrar uma academia séria acaba me inibindo, quem sabe após conhecer esse site eu possa começar a praticar essa arte fascinante.

  • lucas

    eu sou lutador

  • Anderson Santos

    Mestre. Aos 38 anos resolvi comecar BJJ. Quero adotar estilo de vida Jiu-Jitsu. Estou em duvida na escolha da Academia. Na minha cidade(interior de SP) temos duas opções: Ryan Gracie e Barra Gracie. O senhor conhece as escolas? Sabe dizer qual se adapta ao meu perfil, que nao visa um BJJ competitivo. Abraços e parabens pelo blog

  • Rafael Godoi

    Parabens Pelas dicas!
    Vou utiliza-las!

  • Fernando

    Graças a esse site tenho evoluído bastante no jiu jitsu.
    Poderiam por mais dicas sobre dietas e saúde também para jiu jiteros,pois,
    acho que o jiu jitsu é muito além de treino e posições.. Parabéns ao site, OSS!!

  • alex

    esse tipo de dica deveria estar em todos os murais de aviso das academias de norte a sul do país.

  • fabiano junio

    muito bom abençoado amigo suas dica postada …gostei demas parabens,que DEUS sempre possa esta te abençoando

  • Paulo Henrique

    Gostei muito, ótimas dicas. Tenho 39 anos estou querendo praticar jiu jitsu junto com meu filho de 13 anos.

    • http://www.aprendajiujitsu.com.br Equipe Aprenda Jiu-Jitsu

      Legal Paulo Henrique, o momento em família dentro do tatame é algo bastante construtivo.

    • http://www.aprendajiujitsu.com.br Equipe Aprenda Jiu-Jitsu

      Paulo, depois que começar não vai querer outra coisa.
      Além de ser um esporte muito gostoso de ser praticado, a companhia do seu filho irá tornar tudo mais legal.

  • Natan

    São ótimas essas dicas, mas… tenho 14 anos, mas pareço ter uns 11 ou 12, por causa da minha forma física, consequências: ñ tenho força, mas sou bem flexível e ágil, mas na hora de levar meu colega p/ o chão ñ consigo, queria umas dicas de movimentos para conseguir fazer isso!

    • http://www.aprendajiujitsu.com.br Equipe Aprenda Jiu-Jitsu

      Natan, o mais recomendado é aprender o princípio de alavanca, treinar bastante as técnicas até descobrir os segredos das posições. Força ajuda, mas as técnicas de jiu jitsu servem justamente para equilibrar esse jogo.

      Não tenha pressa! Treine duro que os resultados virão.

  • FERNANDO

    EU .VOU.COMEÇAR.A.TREINAR.JIU.JITSU.JANEIRO.NO.ANO.QUE.VEM.EU.EU.ESTOU.COM.32.ANOS.ESTOU.MUITO.VELHO.PARA.TREINAR?

  • Renan Costa

    olá…eu tenho 26 anos e queria poder treinar jiu jitsu tbm… meu irmão é professor faixa preta e aprendi uns golpes com ele… mas tenho um pouco de receio em me machucar gravemente… oq eu devo fazer pra evitar esses problemas? sei q uma dorzinha aqui e ali não é nada…mas tenho medo de ficar paraplégico…

    • http://www.aprendajiujitsu.com.br Equipe Aprenda Jiu-Jitsu

      Renan, jiu-jitsu não é um esporte violento. Lesões acontecem em qualquer lugar e no jiu-jitsu não é diferente.
      Estamos sujeitos a riscos até ao andar na rua. Para evitar lesões desnecessárias recomendo treinar regularmente para condicionar o seu corpo e também a desistir no momento certo. Tem gente que por orgulho não gosta de bater e acaba se machucando.

      Acho que fazendo isso você reduzirá consideravelmente este problema. O resto fica por conta de acasos.

  • marcelo zaikowski machado

    ok muito bom…..

  • diego

    kkkk show onde fica essa academia ?:

  • Tiago Júnior

    sempre tive vontade de aprender jiu jitsu !! amo essa arte . mas oq me deicha cm vergonha de aprender a lutar jiu jitsu é que tenho um pouco de ginecomastia . ai aparece na hora de usar o kimono sem camisa

    • eric

      cara não deixa de fazer nada por vergonha, a vida passa muito rapido, usa uma camisa por baixo do kimono pq é até indicado. faça oque tem vontade e procura uuma academia descente onde não a gente tosca.

  • fininho diniz

    valeu pelas dicas , estou iniciando no jiu com 47 anos de idade , e estou usando muito as dicas postadas na net . Obrigado !

  • eduardo cordeiro

    Eduardo Cordeiro

    Meu nome é Eduardo e comecei a fazer jiu jitsu há 6 meses. Tenho dificuldades como todos que iniciaram e estão iniciando no jiu jitsu. Estou meio frustrado com os rolas que ando fazendo. Só faço o básico, e quando tento algum mais complexo acabo perdendo a posição e tomando um carro monstro. Continuo tentando abrir minha cabeça no meio do rola, porem tem uns caras que vem passando o carro sempre. Estou frustrado de ficar levando carro do povo onde eu treino. Coloquei na minha cabeça hoje que irei ser bruto também com quem merece. Tem um povo que amarra o rola …..parece que cada rola é uma competição…..tem hora que eu penso em largar…parar de treinar…..
    Foi bom ler essas dicas aqui….. vou continuar treinando…seu blog me motivou a continuar na pegada!!!!
    obrigado !!
    Oss

    • eric

      procura outra academia.

  • wellen cristina

    gostei muito,cara essas dicas vão servir para meu irmão menor,bigado ^-^

  • henrique carcereiro

    tenho

  • Marcello Matos

    Tenho 33 anos, iniciei meus treinos no inicio deste ano(2014). Já notei muitas diferenças tanto na mente como no corpo, hoje sou apaixonado e podem ter certeza de que essa Arte faz parte da minha vida. Não ligo para graduações e cores de faixas, isso vem com o tempo e dedicação.

  • Rosana Alves

    Tenho 48 anos e gosto do jiu-jitu pela defesa pessoal, mas me sentia mal não pelo mestre que é maravilhoso, mas em pensar em lutar com os homens. por ser uma arte muito corporal.Lendo a dica número 9 me sinto um pouco mais tranquila. Gostei muito das dicas, inclusive sobre a limpeza dos kimonos. Obrigada a você e meu mestre pela dica.

  • Ednan

    eu já fiz uma cirurgia de otite no ouvido, mas gosto muito de lutas, fazia muay thai, mas parei por medo de machucar mais o ouvido… será se eu posso treinar jiu-jitsu ?

  • Vivi Velasco

    nossa, amei esse site, tenho 29 anos, dois filhos pequenos morria de vergonha de entrar em uma academia p fazer jiu jitsu por me sentir velha e muito gorda pois estava 15 kls a cima do peso, meu marido me insentivou muito, hoje fazem 7 meses que treino estou me sentindo realizada, sou muito dedicada e ja perdi 10 kilos!! resumindo, estou loucamente apaixonada pela arte suave!!! oss

  • William Ricardo

    Boa Tarde estarei iniciando hj, tenho 38 anos e 30 kgs acima do meu peso, disse chega, e vou cuidar do corpo e da mente, escolhi o jiujitsu, nao somente por estar na moda, mais por realmente ser um esporte completo ….espero como os amigos abaixo por muito tempo

    • http://www.aprendajiujitsu.com.br Equipe Aprenda Jiu-Jitsu

      Que legal William, seja bem vindo ao tatame. =D
      Sem dúvida você vai gostar.

      Abraço.

  • Loren

    Tenho 13 anos, e amanhã começo a lutar, estou morta de medo. Mais sempre amei artes marciais e meu tio e Patrocinador diz que levo jeito pra coisa ! <3

Scroll To Top