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Alimentação saudável, fundamental para atletas de Jiu Jitsu

Alimentação saudável

alimentação saudávelAlimentar-se corretamente é importante para todos, mas para atletas uma alimentação saudável é essencial para o seu desempenho final. A necessidade calórica de um atleta de jiu-jitsu por exemplo é muito maior do que a média das pessoas, portanto para que seu desempenho e sua saúde não sejam afetados, um boa alimentação tem que estar na lista de prioridades.

Carboidratos, proteínas e gorduras

Carboidratos, proteínas e gorduras saudáveis são combustíveis necessários para manutenção de sua energia. Os carboidratos atuam na regulação de açúcar no sangue e no nível de glicogênio dos músculos, que previnem a fadiga muscular.

As gorduras não podem ser restringidas de sua dieta, pois elas fornecem ácidos graxos essenciais, que o corpo humano usa como fonte de energia, especialmente em atividades com duração maior do que uma hora.

As proteínas ajudam a construir novos tecidos musculares, e também fornecem energia aos atletas. A necessidade de proteína se torna maior quando se faz treinamentos de resistência.

A alimentação saudável está ligada diretamente na manutenção do seu peso, não tente apenas cortar as gorduras e carboidratos da sua alimentação, pois isso pode não apenas ser perigoso para o seu corpo, mas também para o seu desempenho atlético.

Fibras, frutas e vegetais

É recomendado aumentar a ingestão de fibras vegetais, frutas, cereais integrais e leguminosas para obter nutrientes essenciais, assim como fontes de proteínas magras e alimentos com baixo teor de gordura. O acompanhamento de um nutricionista ajudará a identificar quais comportamentos alimentares não são saudáveis, criando assim um plano de alimentação saudável que as suas necessidades físicas.

Dieta Gracie

Muito famosa dentre os lutadores de jiu-jitsu a dieta inventada pelo mestre Carlos Gracie tem sido responsável pela alimentação do clã Gracie. Se você quiser saber mais sobre esta dieta, leia o artigo Tudo sobre a dieta Gracie.

Hidratação é fundamental

Manter-se hidratado é vital não apenas para seu desempenho esportivo, mas também para sua vida pessoal. A água proporciona lubrificação musculoesquelético, bem como ajuda no transporte de nutrientes por todo o seu corpo e faz parte de uma alimentação saudável.

A desidratação pode ocorrer em qualquer ambiente, mas torna-se perigosa quando se está envolvido em atividades físicas. A água é a fonte de hidratação recomendada para qualquer esporte, mas quando se está envolvido em intensa atividade física por mais de uma hora, é aconselhável repor os eletrólitos perdidos com uma bebida esportiva.

Após um treino ou competição, geralmente não nos preocupamos em repor as energias gastas. No entanto é essencial estar atento a sua reposição energética e de fluídos, principalmente quando não se atende a essas necessidades durante a atividade física.

A maioria dos atletas não consomem quantidade suficiente de líquidos durante os eventos, tornando-se assim essencial cuidar do sua corpo após as atividades.

Suplementos nutricionais

Mesmo com alimentação balanceada a maioria das pessoas no mundo corrido de hoje, inclusive os atletas, não conseguem absorver diariamente todos os nutrientes necessários para o melhor funcionamento do nosso corpo,  por este motivo em alguns momentos se torna necessário o uso de suplementos nutricionais, que tem por objetivo complementam a nossa alimentação.

Atletas de alto nível fazem uso constante de suplementos, pois desta forma conseguem resultados ainda melhores em seus treinos. O uso dos suplementos devem ser recomendados por especialistas e nutricionistas, para que desta forma os objetivos possam ser alcançados.

Conclusão

Nada substitui a boa alimentação e uma vida regrada, com o famoso sono reparador. Alimente-se bem, durma bem, se hidrate bastante e claro pratique jiu-jitsu e outras atividades físicas.

Sempre que possível, consulte um nutricionista que possa acompanhar a evolução da sua massa corporal, e os níveis de gordura. Um acompanhamento com especialista ajudará a aumentar seu rendimento físico e pessoal.

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Sobre Equipe Aprenda Jiu-Jitsu

O Aprenda Jiu-Jitsu tem o objetivo oferecer aulas de jiu jitsu com dicas gratuitas para colaborar com a difusão das técnicas do puro jiu-jitsu brasileiro. Nossa equipe garimpa, seleciona e categoriza as melhores técnicas para que você possa aprender através do nosso site golpes e técnicas de qualidade.

17 comentários

  1. Próximo passo seria dar sugestões de alimentação para atletas! Oss

    • Bilbo, esse não é o nosso foco, mas eventualmente postaremos em nosso blog dicas de saúde e boas práticas.

      Obrigado pelo comentário.
      Oss

      • Seria muito bom, algo sobre a dieta gracie… Ou algo sobre suplementação voltada para que pratica BJJ. Sou fan do site, já aprendi muito!!! Valeu!

  2. Muito legal, alimentação saudavel, escolher bem os alimentos, se alimentar 5x ao dia, beber muita agua, a noite uma refeição leve, combinar bem os alimentos, hoje com a variedade de sites sobre dietas e cuidados com a alimentação, fica mais facil se cuidar.
    Parabéns pela matéria, Jiu Jitsu é tambem um estilo de vida.

  3. Ótimas informações. Vão me ajudar bastante. Obrigado!

  4. dicas importantes…muito bom

  5. poderiam colocar uma dieta para antes dos treinos. dicas de o q comer e quanto tempos antes do treino realizar essa dieta, etc. quase ninguém fala disso.

    • João Paulo Hentz Redivo

      Cara acho que para essa sua pergunta não existe uma resposta padrão. Cada organismo é um caso. Não dá para passar a mesma dieta para o magrelo, o mais gordinho e o mais musculoso.
      O ideal seria procurar um nutricionista para te orientar da melhor forma.

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