INFORMATIVO
Você está aqui: Capa » Básico » Aprenda jiu jitsu com mais facilidade

Aprenda jiu jitsu com mais facilidade

aprenda jiu jitsu

Hoje vamos falar com sobre os estágios da aprendizagem facilitando assim a dominar qualquer técnica.
Há um conceito muito legal chamado “Os quatro estágios de aprendizagem”, que vai ajudar você a entender como as pessoas aprendem habilidades, conceitos e técnicas.

Aprenda jiu jitsu com mais facilidade

As 4 fases do aprendizado

Com o mundo globalizado podemos dizer, com certa segurança, que estamos na Era da Informação, novas informações nos chegam a todo o momento e sempre que nos deparamos com uma nova informação teremos duas possibilidades:
  1. Distorcê-la e procurar encaixar em nossas velhas categorias.
  2. Deixar a nova informação se organizar por si mesma.

A aprendizagem é uma habilidade que se divide em quatro estágios:

Incompetência Inconsciente

Não sabemos fazer algo, e não sabemos que não sabemos. Se alguém nunca dirigiu carro não tem a mínima idéia do que isso significa.

Vamos dizer que um lutador novato. Ele não tem absolutamente nenhuma ideia de como posicionar suas mãos, braços, cabeça e corpo quando ele está na guarda do oponente. Como resultado, ele está sendo bombardeado com arm locks, ataques de finalizações e raspagens o tempo todo.

A solução é, naturalmente, para o lutador na guarda manter uma boa postura, mas na primeira fase ele nunca sequer ouviu falar sobre o conceito de postura. 

Ele não tem idéia de que a postura faria sua vida muito mais fácil, permitindo anular a guarda e começar a trabalhar a passagem de guarda. Ele é tanto incompetente em não manter a postura, e inconsciente de que é mesmo algo que ele deveria estar fazendo.

Incompetência Consciente

Aqui você reconhecer que há algo que você deve ser melhor, mas você ainda tem dificuldade em implementá-la.

Então a pessoa começa a aprender a dirigir e logo descobre as suas limitações. Aprende conscientemente a trocar as marchas, pisar na embreagem, freio, etc. E toda sua atenção volta-se para isso, mas a pessoa ainda não é competente e dirige apenas nas ruas de menor movimento.

Você está treinando a um mês ou dois, e está finalmente começando a perceber que há uma razão para o seu treinador está sempre gritando “postura, postura, postura!”

Você agora reconhece que a postura é importante, mas ainda não entendeu o que exatamente é a postura e como pratica-la. Ele sabe que deve fazer “coisas” para manter uma boa postura, mas o que essa coisa é que ele não sabe exatamente ao certo.

Competência Consciente

Aqui você sabe como fazer alguma coisa, mas ainda não é instintivo. Você ainda precisa concentrar-se na habilidade, a fim de fazê-lo corretamente.

Podemos dirigir, mas precisamos de muita concentração.Aprendemos a técnica, mas ainda precisamos de muita concentração para por em prática.

Agora você tem treinado com frequência  e está ficando muito melhor fazer postura na guarda.

Se alguém tentar puxá-lo para a guarda, então você sabe todos os tipos de truques para impedir que isso aconteça, incluindo boas pegadas, postura e manter seu oponente de costas no chão.

Mais ainda tem que pensar sobre isso, porém você finalmente se tornou competente em fazer postura. Este é um grande passo, mas não é o objetivo final …

Competência Inconsciente

Nesta fase a habilidade em questão tornou-se “segunda natureza” e você já não tem que pensar nisso.

E este é nosso objetivo. Todos os pequenos padrões que aprendemos com tanto esforço juntam-se numa harmônica unidade de comportamento. E, a partir de então, podemos admirar a paisagem, ouvir rádio e conversar enquanto dirigimos. Nossa mente consciente estabelece o objetivo e deixa que a inconsciente cuide dele, liberando a atenção para outras coisas.

Após um treinamento exaustivo, conseguimos atingir o quarto estágio e formar hábitos. Neste ponto, a habilidade tornou-se inconsciente. Entretanto, os hábitos nem sempre são a maneira mais eficiente de executar uma tarefa. Nossas crenças e conhecimentos acumulados no decorrer de nossas vidas acabam filtrando e nos fazendo perder algumas informações que são essenciais para chegarmos à competência inconsciente.

Todos são importantes

Claro, os quatro estágios de aprendizagem se aplicam a todas as habilidades que você aprende, não apenas fazendo postura na guarda!Aplica-se a aprender a nível de mudança, aplica-se a defender o pescoço quando o oponente esta montado, aplica-se a andar de bicicleta, dirigir um carro, ou cozinhar a omelete perfeita.Os quatro estágios de aprendizagem é um modelo muito útil!
O simples fato de identificar uma deficiência em seu arsenal, ou seja, tornar-se consciente de que o problema ainda existe,  já se moveu de uma fase para a fase dois nas quatro etapas do aprendizado. O que você precisa fazer é aprender os detalhes da técnica, fazer milhares de repetições para “enraizar-la” em sua mente, e passar toneladas de tempo usando essa técnica com companheiros de treino e você vai estar no nível quatro.
Saiba a importância do treino de repetição no jiu jitsu.

Gosta de conversar sobre jiu jitsu?

Existem outras lições do jiu jitsu que levamos para a vida. Quer compartilhar alguma conosco?

Deixe um comentário ou participe do nosso grupo no Facebook, tem um monte de gente apaixonada por jiu-jitsu que tem dado um suporte legal por lá. Já somos mais de 5mil pessoas reunidas. Só falta você!

 

Sobre Equipe Aprenda Jiu-Jitsu

O Aprenda Jiu-Jitsu tem o objetivo oferecer aulas de jiu jitsu com dicas gratuitas para colaborar com a difusão das técnicas do puro jiu-jitsu brasileiro. Nossa equipe garimpa, seleciona e categoriza as melhores técnicas para que você possa aprender através do nosso site golpes e técnicas de qualidade.

2 comentários

  1. muito bom este texto. Parabens ao autor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top