INFORMATIVO
Você está aqui: Capa » Blog » Como estabilizar e finalizar no 100kg

Como estabilizar e finalizar no 100kg

como finalizar no 100kg

Entre as posições fundamentais básicas do jiu jitsu está a imobilização lateral ou, 100kg como é mais conhecida, é uma das mais complexas posições de domínio no jiu jitsu, pois envolve muitas forças convergindo, sendo assim, controlando bem essa posição a única preocupação será finalizar no 100kg.

Pense nisso!

Apesar desse nome 100kg, o que faz esta imobilização funcionar não é o peso bruto, é o bom posicionamento e a distribuição do peso sobre o oponente e também não adianta saber manter o oponente no 100kg, sem ter um objetivo traçado, isso em uma competição de jiu jitsu por exemplo é interpretado como “amarração”, o que pode resultar em punição para quem estiver por cima.

Importante

É muito importante não usar apenas o peito para manter o controle dos 100kg, mas também o joelho os braços o cotovelo e etc… e tão importante quanto saber dominar, é saber o tempo da transição de cada posição, e para isso, nada melhor que treinar exaustivamente com um amigo e companheiro de treino essas transições, aperfeiçoando os movimentos ensinados onde objetivo é usar as técnicas que você aprendeu.

Fique atento

A posição que você vai usar para manter o controle do oponente, muda de acordo com a movimentação que o oponente usa para se defender, muita gente perde o controle do 100kg por utilizar apenas uma forma de estabilização e o adversário vai minando a sua postura até conseguir repor a guarda, por isso a importância de ter fluência na movimentação do 100kg com todas as suas variações.

Vídeo aula

Já sei controlar, agora como finalizar no 100kg?

No jiu jitsu, você tem que ser perceptivo. Tem que pegar o adversário e ver se ele tem a base dos pés, do joelho, das mãos e para finalizar seu oponente, é necessário controlar a luta e perceber o ponto fraco feito isso Treine várias formas de finalizar no 100kg e esteja preparado para aquela que seu oponente fatalmente vai te oferecer.

Não perca o controle

Um grande erro entre os iniciantes é exatamente esse excesso de movimentação onde eles chegam em várias posições e não estabilizam nenhuma delas.

Mais importante que chegar na posição é se manter nela, pois se não houver controle, não são marcados os pontos e você não terá equilíbrio para finalizar no 100kg.

Combine várias técnicas

Existem no jiu jitsu diversas técnicas para estabilização do 100kg que muda de acordo com a defesa do oponente, e por sua vez seu oponente certamente também conhece várias formas de escapar, então, combine saída de quadril, com o upa, com a esgrima e com várias outras técnicas para que possa controlar a posição sem se desgastar desnecessariamente.

Primeiro controle depois finalize

Outro grande erro, na intenção de finalizar no 100kg o atleta se esquece de manter o controle e fica “cego” em busca de uma finalização, e por final não controla e nem finaliza o oponente.

Dicas

Mantenha a calma

Você batalhou, lutou para chegar a uma posição de controle então não bote tudo a perder pela afobação, seja sutil como uma serpente e no melhor momento dê o bote.

Muito treino de finalização

Treine específico, peça a um amigo para te ajudar:

Ex: Um estabiliza o 100kg no outro, ao sinal o que esta por baixo tem que sair do controle e quem esta por cima tem como objetivo apenas a finalização do 100kg, faça isso invertendo as posições por um tempo determinado tipo 7 minutos alternando entre si a cada minuto, um minuto por cima e um por baixo.

Essas dicas vão te ajudar a ver com mais clareza as posições tanto na defesa quanto no ataque, fazendo isso, é como se a situação ficasse em câmera lenta, vai aumentar a sua percepção de movimentos.

Saiba a importância do treino de repetição no jiu jitsu.

Aprenda mais sobre finalização do 100kg.

Gosta de conversar sobre jiu jitsu?

Existem outras lições do jiu jitsu que levamos para a vida. Quer compartilhar alguma conosco?

Deixe um comentário ou participe do nosso grupo no Facebook, tem um monte de gente apaixonada por jiu-jitsu que tem dado um suporte legal por lá. Já somos mais de 1400 pessoas reunídas. Só falta você!

 

 

 

 

 

Sobre Equipe Aprenda Jiu-Jitsu

O Aprenda Jiu-Jitsu tem o objetivo oferecer aulas de jiu jitsu com dicas gratuitas para colaborar com a difusão das técnicas do puro jiu-jitsu brasileiro. Nossa equipe garimpa, seleciona e categoriza as melhores técnicas para que você possa aprender através do nosso site golpes e técnicas de qualidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top