INFORMATIVO
Você está aqui: Capa » Básico » Golpes de Jiu Jitsu, seus nomes e descrições

Golpes de Jiu Jitsu, seus nomes e descrições

Existem diversos golpes de jiu jitsu, muitas pessoas ficam na dúvida de como chamar essas posições, por isso resolvemos criar este post.

Golpes de Jiu Jitsu

Aprenda o significado dos nomes dos golpes de jiu-jitsu

O jiu-jitsu possibilita a um adversário mais fraco vencer um adversário mais pesado através do uso de uma boa técnica. O praticante de jiu-jitsu aprende golpes que forçam o seu adversário a desistir da luta, sem que seja necessário machucá-lo.

Os golpes de jiu jitsu mais freqüentes envolvem as articulações, estrangulamentos, imobilizações, torções e alavancas. Os golpes válidos são aqueles que procuram neutralizar, imobilizar, estrangular, pressionar, torcer articulações e lançar o adversário ao solo através de quedas. Existem, porém, golpes que não são válidos e são considerados desleais no jiu jitsu, como morder, puxar cabelo, enfiar os dedos nos olhos, atingir os órgãos genitais ou ainda torcer dedos.

Conheça algumas das técnicas mais aplicadas:

Projeção/Queda

Projeção ou queda, é qualquer desequilíbrio do adversário que faça-o ser projetado ao chão, tanto de costas como de lado. Na luta em pé, é válido quando o adversário cai na área de segurança, desde que o atleta que aplicou o golpe tenha dado início ao mesmo com os dois pés dentro da área de combate.

Ao conseguir a projeção, o atleta que aplicou o golpe recebe 2 pontos.

Guarda

A posição de guarda no jiu-jitsu é dividida de duas formas, a guarda aberta e a guarda fechada.

  • Guarda fechada é quando o atleta está por baixo, com as costas no chão e prendendo o seu oponente com as suas pernas.
  • Guarda aberta também é representada pelo lutador com as costas no chão ou sentado, porém o seu oponente não está preso entre suas pernas.

Passagem de guarda

É quando o atleta fica por cima do adversário. Ele pode até mesmo estar entre as pernas do adversário, preso ou não. Se ele estiver por cima de apenas uma perna e preso pela outra, é considerada “meia guarda”. A passagem de guarda propriamente dita ocorre quando o atleta toma o lugar do adversário, mantendo-o dominado e deixando-o de lado ou de costas para o chão.

Pegada pelas costas

Ocorre quando o atleta pega seu adversário pelas costas, apoiando os seus calcanhares nas coxas do adversário. Para valer ponto, os dois calcanhares devem obrigatoriamente estar pressionado a parte interna da coxa do adversário.

Joelho na barriga

Ocorre quando o atleta que está por cima do adversário coloca o joelho na barriga dele. Nesse momento a outra perna deve estar flexionada, com os pés no solo. Além disso, é necessário segurar o braço, a gola ou a faixa do adversário, dominando-o completamente.

Montada

Acontece quando o atleta monta em cima de seu adversário, deixando seus joelhos e pés no chão. O adversário poderá estar de frente, de lado ou até mesmo de costas. A montada poderá acontecer sobre um dos braços do adversário, mas nunca sobre os dois – nesse caso não será considerada válida.

Raspagem

Ocorre quando o atleta que está por baixo (fazendo guarda), consegue prender o seu adversário sobre o controle das suas pernas e desequilibra-o para o lado, invertendo a posição. Só é considerado válido como raspagem se o golpe tiver início na guarda ou meia guarda, inversões na posição de 100kg ou montada, não são consideradas raspagens.

Finalização

Finalização é o objetivo maior de uma luta de jiu-jitsu, a finalização é quando um atleta consegue fazer com que o outro desista da luta, em geral isso ocorre quando o mesmo recebe um golpe de estrangulamento ou de torção tão bem executado que acredita que não conseguirá sair.

A qualquer momento um atleta pode dar os famosos “três tapinhas” no tatame, indicando que está desistindo da luta e dando a vitória para o seu oponente.

Bônus Grátis

Banner Download E-book Dicionário do Jiu-Jitsu V1.0

Pode ser que ainda fique confuso com alguns termos, principalmente se está iniciando agora no jiu-jitsu. Para te ajudar criamos um e-book gratuito, que pode ser baixado clicando aqui. Altamente ilustrado e com várias páginas de puro conteúdo para você ficar cada vez melhor dentro e fora dos tatames.

Cadastre-se e receba atualizações por e-mail


Sobre Dyego Turl

Dyego Turl é faixa preta formado pelo mestre Adilson Bitta, pratica jiu-jitsu há mais de 20 anos, com uma janela para estudos e trabalho. Atualmente é um dos professores do Clube de Jiu-Jitsu Pitbull Teresópolis. Sócio Gerente da Agência Action Plus e apaixonado por Jiu-Jitsu, Dyego fundou e gerencia o site Aprenda Jiu-Jitsu, com o objetivo de ajudar a difundir o as técnicas e golpes do jiu-jitsu brasileiro.
  • Pingback: Jiu Jitsu é realmente para todos? | Aprenda Jiu Jitsu

  • Kerolen Mayara

    Muito bom mesmo esse esporte, acredito que um dia ainda vou voltar a praticá-lo!

    • Dyego Turl

      Torcemos para que isso aconteça logo Kerolen. Enquanto isso mate a saudade através do nosso.

      • vilmar

        pow ja tenho 1 ano e 4 meses ja me sinto otimoo

  • http://www.facebook.com/brunorodriguescwb Bruno Rodrigues

    Como estou retornando depois de muito tempo longe dos tatames, essas dicas foram muito válidas. O site já é uma ajuda e tanto para quem está começando. Parabéns Dyego Turl pelo seu trabalho, que você continue buscando ainda mais conhecimentos e repassando para nós. Oss…

    • Dyego Turl

      Obrigado Bruno, conto com seu apoio para torná-lo cada vez melhor e mais útil para as pessoas.

      Abraço.

  • Lucas Abacherli

    Estou pensando em começar a treinar, será minha primeira vez.. o site esta me ajudando muito, parabéns a todos.

  • Marcio de Paula

    Muito boa a materia. Parabens

  • João Carlos

    O site tá de parabéns! Tenho apenas 3 semanas de prática e já vejo a melhora no meu desempenho físico e no meu condicionamento.

  • Vinicius

    Excelente!

  • Roni R.J

    a CHAVE DE OMBRO JEGUE -PLATA O AZUL PODE APLICA…

  • Everton Tonéu

    Muito Bom o Site e principalmente o conteúdo. Bastante instrutivos.
    Congratulações pela iniciativa!!
    Paz&Bem.

  • Bia

    Muito Bom adorei o site!!!

  • iel rocha

    sou da equipe edson carvalho ten e adorei o site!

  • Glauber Rodrigues

    me disseram no treino que p/ aplicar a cave de perna é preciso ser faixa preta, isso é verídico ou mito?

    • Caio

      Marron e Preta.

    • Vitor Alves

      Eu sou mestre em Jiu Jitsu e sempre ensino aos meus alunos que a faixa não faz o lutador mas sim o esforço.Então não ligue para a faixa tente aprender por conta própria com seu esforço.

      • Renato Romulo

        Vc é faixa coral?Ensina a quanto tempo?

  • acacio

    sou faixa azul e tenho 48 anos,sinto dificuldades em lutar com os mais jovens pois eles usam mt a foça e eu não sou tão forte e nem tenho o folego dos jovens,além disso eles esquecem que é apenas treino e que no outro dia temos que trabalhar

    • Rodrigo Ranzan

      Lembre-se que originalmente o Jiu jitsu foi criado para se defender dos mais fortes e mais pesados, logo, vc está na posição perfeita para treinar. O Jiu é técnica, mas hoje pra compensar a falta de técnica a galera usa mt a força, o principio contrário.

  • DANIELE

    TENHO APENAS 1 MÊS E JA ESTOU APAIXONADA PELO ESPORTE…É MUITO BOM.

  • Markinhos Dias

    Sou Faixa Roxa e Dyego Turl é muito valido pra gente este site

    • http://www.aprendajiujitsu.com.br Equipe Aprenda Jiu-Jitsu

      Legal Markinhos, fico muito feliz por isso e espero trabalhar bastante para trazer sempre assuntos e coisas relevantes.

  • Isabela Coelho

    Eu não tenho coragem para me ingressar em aula de Jiu-Jitsu não só pelo fato de eu ser menina, mas também pelo medo de só ter meninos. É bem estranho isso, até porque tem agarramento, etc. :c

    • http://www.aprendajiujitsu.com.br Equipe Aprenda Jiu-Jitsu

      Oi Isabela, esse pré-conceito é algo que acontece muito, mas que aos poucos está sendo vencido. Embora as posições sejam de agarramento o respeito é algo muito importante nas academias e vemos cada vez mais meninas treinando e descobrindo o quanto é respeitoso o ambiente de treinos. Além disso existem em diversas academias horários específicos para treinos femininos.

      Assim que possível dê uma lida nestes artigo que fizemos sobre a importância do jiu-jitsu para as mulheres.

    • Diego

      Olá Isabela, treino a bastante tempo e onde treino sempre teve mulheres, nunca faltou com respeito, muito pelo contrario respeitamos bastante elas.
      Caso queira treinar procure uma academia seria e vá em frente….
      Boa sorte…

    • Malu

      Isabela, comecei a fazer Jiu-Jitsu a pouco tempo, na academia que vou não há só meninos, e mesmo que houvesse, para nós isso que você chama de “agarramentos”, nós chamamos de técnica, e esse medo de certa forma é comum, mas tem uma frase assim: “Os Covardes nem tentam, os fracos chegam a metade do caminho, mas só os fortes sobrevivem”. Se você tem vontade de praticar, você certamente tem coragem, embora ela possa estar escondida dentro de você, e cabe a você vencer este medo, e deixar transparecer sua coragem. Boa sorte!

  • karoline

    fasso a 6 anos e eh muito bom

  • paulo

    OSS

  • paulo

    nuca desista de uma posição oss

  • paulo

    treine sempre que tiver um tempo, todas as vezes que for treinar treine de mente, aberta para absolver a técnica. Fique de olhos abertos quando os mestres estiver rolando não pisque oss

  • paulo

    seja sempre humilde com todos ensine outros a superar os obstáculos oss

  • paulo

    parabéns ao mentor deste site oss

    • http://www.aprendajiujitsu.com.br Equipe Aprenda Jiu-Jitsu

      Obrigado Paulo, que bom que está curtindo.

      Att,
      Dyego Turl

  • july

    ja tenho 2 meses eu amei esse esporte no iniciu achei muito estranho mas depois acostumei e esse site e otimo parabens Dyego turl

Scroll To Top