INFORMATIVO
Você está aqui: Capa » Básico » Golpes de Jiu Jitsu, seus nomes e descrições

Golpes de Jiu Jitsu, seus nomes e descrições

Existem diversos golpes de jiu jitsu, muitas pessoas ficam na dúvida de como chamar essas posições, por isso resolvemos criar este post.

Golpes de Jiu Jitsu

Aprenda o significado dos nomes dos golpes de jiu-jitsu

O jiu-jitsu possibilita a um adversário mais fraco vencer um adversário mais pesado através do uso de uma boa técnica. O praticante de jiu-jitsu aprende golpes que forçam o seu adversário a desistir da luta, sem que seja necessário machucá-lo.

Os golpes de jiu jitsu mais freqüentes envolvem as articulações, estrangulamentos, imobilizações, torções e alavancas. Os golpes válidos são aqueles que procuram neutralizar, imobilizar, estrangular, pressionar, torcer articulações e lançar o adversário ao solo através de quedas. Existem, porém, golpes que não são válidos e são considerados desleais no jiu jitsu, como morder, puxar cabelo, enfiar os dedos nos olhos, atingir os órgãos genitais ou ainda torcer dedos.

Conheça algumas das técnicas mais aplicadas:

Projeção/Queda

Projeção ou queda, é qualquer desequilíbrio do adversário que faça-o ser projetado ao chão, tanto de costas como de lado. Na luta em pé, é válido quando o adversário cai na área de segurança, desde que o atleta que aplicou o golpe tenha dado início ao mesmo com os dois pés dentro da área de combate.

Ao conseguir a projeção, o atleta que aplicou o golpe recebe 2 pontos.

Guarda

A posição de guarda no jiu-jitsu é dividida de duas formas, a guarda aberta e a guarda fechada.

  • Guarda fechada é quando o atleta está por baixo, com as costas no chão e prendendo o seu oponente com as suas pernas.
  • Guarda aberta também é representada pelo lutador com as costas no chão ou sentado, porém o seu oponente não está preso entre suas pernas.

Passagem de guarda

É quando o atleta fica por cima do adversário. Ele pode até mesmo estar entre as pernas do adversário, preso ou não. Se ele estiver por cima de apenas uma perna e preso pela outra, é considerada “meia guarda”. A passagem de guarda propriamente dita ocorre quando o atleta toma o lugar do adversário, mantendo-o dominado e deixando-o de lado ou de costas para o chão.

Pegada pelas costas

Ocorre quando o atleta pega seu adversário pelas costas, apoiando os seus calcanhares nas coxas do adversário. Para valer ponto, os dois calcanhares devem obrigatoriamente estar pressionado a parte interna da coxa do adversário.

Joelho na barriga

Ocorre quando o atleta que está por cima do adversário coloca o joelho na barriga dele. Nesse momento a outra perna deve estar flexionada, com os pés no solo. Além disso, é necessário segurar o braço, a gola ou a faixa do adversário, dominando-o completamente.

Montada

Acontece quando o atleta monta em cima de seu adversário, deixando seus joelhos e pés no chão. O adversário poderá estar de frente, de lado ou até mesmo de costas. A montada poderá acontecer sobre um dos braços do adversário, mas nunca sobre os dois – nesse caso não será considerada válida.

Raspagem

Ocorre quando o atleta que está por baixo (fazendo guarda), consegue prender o seu adversário sobre o controle das suas pernas e desequilibra-o para o lado, invertendo a posição. Só é considerado válido como raspagem se o golpe tiver início na guarda ou meia guarda, inversões na posição de 100kg ou montada, não são consideradas raspagens.

Finalização

Finalização é o objetivo maior de uma luta de jiu-jitsu, a finalização é quando um atleta consegue fazer com que o outro desista da luta, em geral isso ocorre quando o mesmo recebe um golpe de estrangulamento ou de torção tão bem executado que acredita que não conseguirá sair.

A qualquer momento um atleta pode dar os famosos “três tapinhas” no tatame, indicando que está desistindo da luta e dando a vitória para o seu oponente.

Cadastre-se e receba atualizações por e-mail


Sobre Dyego Turl

Dyego Turl é faixa preta formado pelo mestre Adilson Bitta, pratica jiu-jitsu há mais de 20 anos, com uma janela para estudos e trabalho. Atualmente é um dos professores do Clube de Jiu-Jitsu Pitbull Teresópolis. Sócio Gerente da Agência Action Plus e apaixonado por Jiu-Jitsu, Dyego fundou e gerencia o site Aprenda Jiu-Jitsu, com o objetivo de ajudar a difundir o as técnicas e golpes do jiu-jitsu brasileiro.
  • Pingback: Jiu Jitsu é realmente para todos? | Aprenda Jiu Jitsu()

  • Kerolen Mayara

    Muito bom mesmo esse esporte, acredito que um dia ainda vou voltar a praticá-lo!

    • Dyego Turl

      Torcemos para que isso aconteça logo Kerolen. Enquanto isso mate a saudade através do nosso.

      • vilmar

        pow ja tenho 1 ano e 4 meses ja me sinto otimoo

        • Anibal Sumbula

          Qual é o segredo pra continuar?

  • Como estou retornando depois de muito tempo longe dos tatames, essas dicas foram muito válidas. O site já é uma ajuda e tanto para quem está começando. Parabéns Dyego Turl pelo seu trabalho, que você continue buscando ainda mais conhecimentos e repassando para nós. Oss…

    • Dyego Turl

      Obrigado Bruno, conto com seu apoio para torná-lo cada vez melhor e mais útil para as pessoas.

      Abraço.

  • Lucas Abacherli

    Estou pensando em começar a treinar, será minha primeira vez.. o site esta me ajudando muito, parabéns a todos.

  • Marcio de Paula

    Muito boa a materia. Parabens

  • João Carlos

    O site tá de parabéns! Tenho apenas 3 semanas de prática e já vejo a melhora no meu desempenho físico e no meu condicionamento.

  • Vinicius

    Excelente!

  • Roni R.J

    a CHAVE DE OMBRO JEGUE -PLATA O AZUL PODE APLICA…

  • Everton Tonéu

    Muito Bom o Site e principalmente o conteúdo. Bastante instrutivos.
    Congratulações pela iniciativa!!
    Paz&Bem.

  • Bia

    Muito Bom adorei o site!!!

  • iel rocha

    sou da equipe edson carvalho ten e adorei o site!

  • Glauber Rodrigues

    me disseram no treino que p/ aplicar a cave de perna é preciso ser faixa preta, isso é verídico ou mito?

    • Caio

      Marron e Preta.

    • Vitor Alves

      Eu sou mestre em Jiu Jitsu e sempre ensino aos meus alunos que a faixa não faz o lutador mas sim o esforço.Então não ligue para a faixa tente aprender por conta própria com seu esforço.

      • Renato Romulo

        Vc é faixa coral?Ensina a quanto tempo?

      • Demetrius Tobias

        Isso mesmo…. Faixa é só para amarrar na cintura. Eu tenho visto muitos graduados tomando surra de menos graduados….

  • acacio

    sou faixa azul e tenho 48 anos,sinto dificuldades em lutar com os mais jovens pois eles usam mt a foça e eu não sou tão forte e nem tenho o folego dos jovens,além disso eles esquecem que é apenas treino e que no outro dia temos que trabalhar

    • Rodrigo Ranzan

      Lembre-se que originalmente o Jiu jitsu foi criado para se defender dos mais fortes e mais pesados, logo, vc está na posição perfeita para treinar. O Jiu é técnica, mas hoje pra compensar a falta de técnica a galera usa mt a força, o principio contrário.

    • noroyma

      vai fazer bale macho

      • Super Rainbow Dash

        kkkkkkkkkkkkkkk

    • leo

      mais o jiu jitsu é só tecnica !… quer dizer vc precisa de pelo menos folego, e não necessariamente força ! tenta melhorar seu condicionamento fisico, e olha q eu sou o faixa branca dos faixas brancas 🙂

    • Robin E Quel Yaveh

      Prezado Acácio, tenho 42 anos e comecei o JJ com 24. Por experiência te falo, a força não vence a técnica… digo, técnica apurada! E o apuro só vem com treino correto! Lembro que ficava em casa fazendo abdominal simulando estrangulamento na gola… me pendurava na barra segurando no pano do quimono, para treinar pegada… ou seja, após os 40 o gás não é o mesmo, mas, com um pouco de dedicação e treinamento você chega lá e conseguirá fazer frente aos mais afoitos. Outro ponto, “é treino”, se sentiu que o “bruto” vai te machucar, pára, simples assim… Roger Gracie venceu a maioria das suas lutas com golpes simples… acho que o mais usado era o “estrangulamento na montada”, raspava seus adversários como ninguém. Finalizando com uma ilustração do grande mestre Hélio Gracie, que certa vez foi perguntado sobre o golpe mais eficiente do Jiu-Jitsu. Sem nem precisar pensar ou limpar a garganta, o saudoso professor respondeu: o estrangulamento. ”É o golpe mais eficiente do Jiu-Jitsu, pois não tem valente que resista ao sono, qualquer um dorme”. Forte abraço e bons treinos!

    • Demetrius Tobias

      Tenho 45 e também sou faixa azul 4 grau. Como disse Rodrigo Ranzan e o Robin e Quel que tem mais ou menos minha idade, o Jiu Jitsu é muita técnica e a força e somente para ajudar. Agora o fôlego ai é outro detralhe.

  • DANIELE

    TENHO APENAS 1 MÊS E JA ESTOU APAIXONADA PELO ESPORTE…É MUITO BOM.

  • Markinhos Dias

    Sou Faixa Roxa e Dyego Turl é muito valido pra gente este site

    • Legal Markinhos, fico muito feliz por isso e espero trabalhar bastante para trazer sempre assuntos e coisas relevantes.

  • Isabela Coelho

    Eu não tenho coragem para me ingressar em aula de Jiu-Jitsu não só pelo fato de eu ser menina, mas também pelo medo de só ter meninos. É bem estranho isso, até porque tem agarramento, etc. :c

    • Oi Isabela, esse pré-conceito é algo que acontece muito, mas que aos poucos está sendo vencido. Embora as posições sejam de agarramento o respeito é algo muito importante nas academias e vemos cada vez mais meninas treinando e descobrindo o quanto é respeitoso o ambiente de treinos. Além disso existem em diversas academias horários específicos para treinos femininos.

      Assim que possível dê uma lida nestes artigo que fizemos sobre a importância do jiu-jitsu para as mulheres.

    • Diego

      Olá Isabela, treino a bastante tempo e onde treino sempre teve mulheres, nunca faltou com respeito, muito pelo contrario respeitamos bastante elas.
      Caso queira treinar procure uma academia seria e vá em frente….
      Boa sorte…

    • Malu

      Isabela, comecei a fazer Jiu-Jitsu a pouco tempo, na academia que vou não há só meninos, e mesmo que houvesse, para nós isso que você chama de “agarramentos”, nós chamamos de técnica, e esse medo de certa forma é comum, mas tem uma frase assim: “Os Covardes nem tentam, os fracos chegam a metade do caminho, mas só os fortes sobrevivem”. Se você tem vontade de praticar, você certamente tem coragem, embora ela possa estar escondida dentro de você, e cabe a você vencer este medo, e deixar transparecer sua coragem. Boa sorte!

    • yasmin

      Sou a única mulher da minha academia, tenho pouco tempo, mas entrei confiando que todos estavam ali com o mesmo objetivo. Treino tranquila com todos os homens sem nenhum receio. No começo você pode achar esquisito, mas tanto você quanto os rapazes se acostumam. É só mostrar que você é tão capaz quanto qualquer um e aprender a usar a diferença de gênero como uma vantagem. Geralmente nós mulheres somos mais leves e mais flexíveis, ser mais leve pode te deixar mais vulnerável em alguns momentos, mas em compensação te dá mais agilidade e assim vai…

  • karoline

    fasso a 6 anos e eh muito bom

  • paulo

    OSS

  • paulo

    nuca desista de uma posição oss

  • paulo

    treine sempre que tiver um tempo, todas as vezes que for treinar treine de mente, aberta para absolver a técnica. Fique de olhos abertos quando os mestres estiver rolando não pisque oss

  • paulo

    seja sempre humilde com todos ensine outros a superar os obstáculos oss

  • paulo

    parabéns ao mentor deste site oss

  • july

    ja tenho 2 meses eu amei esse esporte no iniciu achei muito estranho mas depois acostumei e esse site e otimo parabens Dyego turl

  • Jão

    Treino a 1 mês e ja consigo correr o dobro do anterior, não conseguia ficar correndo mais de 30m em uma quadra pequena, hoje faço 1 hora com esforço.
    O mesmo com as flexões, no meu 1° dia fiz 8, agora já consiho 20 o/

    Magica ;-;

    OSS

Scroll To Top