INFORMATIVO
Você está aqui: Capa » Básico » 15 mandamentos do faixa branca de jiu jitsu

15 mandamentos do faixa branca de jiu jitsu

Relacionamos os 15 mandamentos que deveriam estar no manual do atleta faixa branca de jiu jitsu, mas antes de falarmos sobre os mandamentos, ou melhor, consideraremos o mandamento zero (obrigatório): o conhecimento do sistema graduação, ordem de faixas no jiu jitsu, e claro, as regras do esporte.

faixa branca de jiu jitsu

15 mandamentos do faixa branca de jiu jitsu

  1. Reverencie o tatame ao entrar e ao sair;
  2. Cumprimente seu mestre antes de qualquer outro, depois cumprimente seus colegas de treino por ordem de faixa;
  3. Jamais diga palavrões ou palavras chulas dentro do tatame;
  4. Dedique-se aos fundamentos básicos;
  5. Não chame o faixa preta pra rolar, espere ser chamado;
  6. Não diga que está cansado a não ser que esteja completamente exausto;
  7. Tire dúvidas, mas jamais questione o seu mestre;
  8. Observe atentamente os mais graduados rolando, você aprenderá muito apenas assistindo;
  9. Lave o seu Kimono regularmente e dê atenção a higiene pessoal;
  10. Não diga que é lutador, de fato você ainda não é (brancas iniciantes);
  11. Seja humilde, essa é a dica de ouro;
  12. Nunca se vanglorie por finalizar no treino;
  13. Não invente desculpas para não rolar;
  14. Enquanto houver tempo repita a posição que acabou de aprender;
  15. Treine, treine, treine, treine, só assim se tornará um bom atleta;
Esses são apenas alguns passos a serem seguidos, mas com esses passos você sem dúvida irá desenvolver-se muito mais fortemente no esporte, não só tecnicamente mas disciplinarmente.

O que achou dos mandamentos para faixa branca?

Tem alguma sugestão, alguma colaboração para enriquecer este material, fique a vontade e deixe o seu comentário, quem sabe o manual sobe de 15 para 30 dicas fundamentais.
Complemente a sua leitura assistindo as vídeo aulas dos Manual para Faixa Branca de Jiu-Jitsu, onde são apresentados os golpes básicos que todo iniciante deveria conhecer.

Ah! Não esquece

Dê uma passadinha também em nossa loja virtual com lindas camisas de jiu jitsu. Comprando os produtos do Aprenda Jiu Jitsu você estará ajudando o site a manter-se atualizado, para que possamos cada vez mais estar disponibilizando dicas e aulas como essa.

Bônus Grátis

Banner Download E-book Dicionário do Jiu-Jitsu V1.0

Pode ser que ainda fique confuso com alguns termos, principalmente se está iniciando agora no jiu-jitsu. Para te ajudar criamos um e-book gratuito, que pode ser baixado clicando aqui. Altamente ilustrado e com várias páginas de puro conteúdo para você ficar cada vez melhor dentro e fora dos tatames.

Cadastre-se e receba atualizações no seu e-mail!


Sobre Dyego Turl

Dyego Turl é faixa preta formado pelo mestre Adilson Bitta, pratica jiu-jitsu há mais de 20 anos, com uma janela para estudos e trabalho. Atualmente é um dos professores do Clube de Jiu-Jitsu Pitbull Teresópolis. Sócio Gerente da Agência Action Plus e apaixonado por Jiu-Jitsu, Dyego fundou e gerencia o site Aprenda Jiu-Jitsu, com o objetivo de ajudar a difundir o as técnicas e golpes do jiu-jitsu brasileiro.
  • Tiago Rocha

    Eu acho q esse mandamento 9 aí serve pra todo mundo não importa a graduação

    • http://www.aprendajiujitsu.com.br/ Aprenda Jiu Jitsu

      Verdade Tiago infelizmente esse tipo de dica tem que ser passada, mas convenhamos que não deveria precisar né?

      Abraço.

  • Nathy

    Dyego, show de bola seus textos… vou começar a treinar na academia Gracie, semana que vem e estou muito animada..

    • http://www.aprendajiujitsu.com.br/ Aprenda Jiu Jitsu

      Legal Nathy! Não deixa de passar depois em nossa fan page pra deixar o seu comentário de como está sendo praticar o JJ. É sempre legal trocar experiências. Oss

  • Paulo Henrique Camilo

    tenho 26 anos sou faixa branca e queria saber se vc acha que ta tarde de mais pra mim chega na preta ?

    • http://www.aprendajiujitsu.com.br/ Aprenda Jiu Jitsu

      Paulo, nunca é tarde para se começar o jiu-jitsu, você tem total condição de graduar-se um faixa preta, mas se esse for o seu principal o objetivo temo de não conseguir absorver e evoluir ao máximo o que o jiu-jitsu tem pra te oferecer.

      A graduação é uma consequência baseada no tempo e empenho do atleta, mas os benefícios para sua vida só vem com o seu esforço e dedicação.

      Aprender jiu-jitsu por si só já vale! Chegar a preta é uma consequência de ter trilhado todos os outros passos e ter passado por todas as outras faixas.

      Espero que comece “ontem” a treinar e dessa forma possa se apaixonar e entender o que estou falando.

      Obrigado pelo seu comentário e espero que o nosso site lhe seja muito útil em seus treinos.

      Forte abraço.

    • Dufy

      cara nunca e tarde! tem 1 parceiro meu que tem entro quando tinha 40 anos ele tem eu acho uns 47 anos agora e faixa preta!

    • Billy Garcia

      Comecei com 38… ainda na branca… e minha pergunta é: Porque a pressa de chegar na faixa-preta? pelo menos pra mim, trata-se do processo de aprender o JJ e isso pouco tem a ver com a cor da faixa… aqui onde pratico, em média, um aluno passa da branca pra azul em mais ou menos dois anos…. demorado? sim! em retorno, temos ganhado uma série de campeonatos até com os faixas-brancas… ou seja, aproveite a faixa-branca, seja o melhor faixa-branca que puder… seja o melhor faixa-azul que puder…. seja o melhor faixa-roxa… e assim por diante… não tenha pressa, aproveite ao máximo.

    • Marcio de Paula

      Começei a fazer Jiu em 99 e por motivos de trabalho tive que parar, sempre fui um apaixonado pela arte suave e a 5 meses voltei a praticar, houve a festa de graduação da equipe onde estou, fui para prestigiar a festa e para minha surpresa na hora da graduação o Sensei me chamou e recebi de uma so vez 3 graus na minha faixa branca. Detalhe, tenho 35 anos de idade. Um abraço.

    • rafael

      Eu sou branca também, mas sem pressa alguma de graduar. Tenho vontade mesmo é de aprender as técnicas pois acredito que a faixa pede o atleta e não o contrário. Bom treino, ossss!

  • israel anjos

    serve pra todos

  • lucas

    Oss

  • Lucas

    Eu tenho 15 anos, 50 Kg e 1,65 mais ou menos, sou magro. Provavelmente já irei começar aulas de jiu jitsu, sei que vou aprender isso na academia mas já valeu as dicas. Sonho participar de torneios, hehe.

  • Pablo

    Gostei pacaramba com esse manual de jiu jitsu eu vou consegui me torna um bom faixa branca !!!!!!!!!!!

    • Dyego Turl

      Bacana Pablo! Que bom que gostou.

  • ffoxrj

    Mandamento 9 !!!!! vamos se ligar! Oss

  • FRANCESCO

    Parabéns e espero que continue sempre com esse trabalho de ajudar a todos que desejam praticar essa filosofia de vida, acima de tudo.

    • http://www.aprendajiujitsu.com.br Equipe Aprenda Jiu-Jitsu

      Obrigado Francesco, esse é o nosso intuito. Ajudar as pessoas e divulgar a filosofia e técnicas do jiu-jitsu.

    • Dyego Turl

      Obrigado Francesco, a ideia além de não parar é criar cada vez mais coisas legais.

      Abraço.

  • Edinho Miranda

    Parabéns pela iniciativa e pelo site, material muito bom, visual limpo,

    • Dyego Turl

      Obrigado Edinho.

  • FRANCESCO

    OLÁ DIEGO, COMO VAI? GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PRA VER OS POSTS ANTERIORES, PQ NÃO ESTOU CONSEGUINDO ENCONTRAR O POST QUE TEM OS FUNDAMENTOS PARA OS FAIXA BRANCAS: ROLAMENTOS, QUEDAS, ETC.. OBG.

  • Marcelo Munhoz

    Bom dia,
    Estarei completando 38 anos em setembro próximo… Estou muito interessado em começar a praticar Jiu Jitsu, pois me identifico muito com o esporte.
    Nos ultimos 10 anos minha vida é muito sedentária, preciso e quero mudar isso e penso no jiu jitsu como uma alternativa.
    Sou disciplinado, aceito bem hierarquia e sei respeitar regras, ambientes e pessoas…. porém fico com receio de entrar em uma academia em que as pessoas não tenham a mesma postura, pois eu não aceito bem, quando sou subjugado por falta de conhecimento em forma de gozação.
    Gostaria de encontrar um local que receba bem um novato no esporte.
    Abraço, Munhoz

    • Dyego Turl

      Munhoz, o principal conselho que poderia te dar é visitar a academia e ver como é o clima de lá, conversar com o professor sobre os seus objetivos e receios.

      Assista a alguns treinos! Acredito que fazendo isso você terá grandes chances de fazer a escolha certa.

  • mel

    eu estava praticando MMA e estava super animada porém estava confusa, então resolvi parar e decidir o q queria…bom estou praticando jj e estou apaixonada (literalmente), ainda faço força demais…acho q todo faixa branca faz rs mais vou chegar lá EVOLUÇÂO GALERA e vamo q vamo mulherada lotar os tatame bjos

    • Rose

      Praticava muay thai há mais ou menos 6 meses, quando tomei coragem para iniciar no jiu. Não larguei o thai, mas senti muita diferença no jiu. Ainda acho tudo meio complicado. Confesso que sentia vergonha por não saber nada e treinar com a maioria de meninos, pois quase todos competem. Tbm como já passei dos 30, assusta um pouco treinar com a garotada de 15, cheia de disposição… rsrsr. Sempre que posso, participo de Seminários, pq ainda não dá p competir e a cada treino, vou vencendo a timidez e me sentindo mais segura. Pisar num tatame sempre foi um sonho e sinto-me feliz por fazer parte de algo que muda a vida de tanta gente, inclusive a minha! Mt bom ter este espaço para aprender e trocar informações com a galera! Abraços!

      • Dyego Turl

        Rose, muito obrigado pelo seu depoimento.
        É normal no início se sentir um pouco perdida, mas depois a medida com que você for adquirindo técnicas, ficará mais a vontade.

        • Gi

          Com certeza!! Eu me sinto da mesma forma, Rose!

  • Anderson Farias

    Galera tenho 37 anos , e vejo meu filho treinar todas as segundas,quartas e sexta feiras, e comecei a gostar do JJ , agora estou querendo fazer parte também da arte suave.
    JJ não tem idade , vamos praticar porque e muito bom oss.

  • Alex Franco

    16- amarre sua faixa virado para a parede
    17- sente-se sob os calcanhares dentro do tatame, e nunca de costas para seu centro.
    18 – não deixe o tatame sem autorização do mestre

    19 – considere treino com mais graduados uma honra. finalizar o faixa branca de 50 kg não tem mérito nenhum!

    e a mais importante na minha opinião:

    20 – nunca diga que finalizou este ou aquele.. o que se faz no treino, fica no treino!

    • Céhh

      fato irmão… a 20 com todacerteza a mais importante… o que rola no tatame fica no tatame.

  • Jiu …

    Faixa branca é lutador sim .. Cara ?! só nao é graduado ..

    • Graduado

      faixa branca nao é lutador. e também não é graduado. Faixa branca é um praticante, iniciante.

      • Jiu …

        N é assim não irmão.. Mesmo sendo inciante n deixa de ser lutador …

        • gugu

          verdade ”jiu” , esse ” graduado” é um noob , nao sabe de nada

          • Jiu

            Wleu gugu .. Aparece cada uma néh ?? A palavra lutador é de quem luta ! E quantos faixas brancas não LUTAM em Campeonatos ?? néh ? Eu Em !

          • Anonymouzious

            “o Praticante de Jiu-Jitsu não é um lutador, e sim um esportista”.
            Ai vai da cabeça da pessoa, se está fazendo jiu jitsu para se vangloriar de “lutador” não devia nem ter começado. Pratique jiu jitsu pela vontade, pela alegria de praticar, para competir, e acima de tudo, respeite o esporte e seus colegas praticantes, não acham ?

          • Stifler

            comecei a competir e lutar com meus 15 anos de idade na faixa verde, hoje tenho 23 anos sou cinza!!! e pra falaar a verdade, saudades do tempo de VERDE , é como se você sentisse saudade do colegial lá no fundamental rs… Osss

          • stifller

            sou roxa perdão!

          • Erick Souza do Nascimento

            Só não é humilde!

          • fenix

            sou preta sabe qual é nossa diferença ? vc nao esta preparado para pasar da roxa ! obrigado por entender !

          • https://www.facebook.com/casalbeckman Luciano Beckman

            Mandou bem, Fenix!

          • Gillformiga

            Humildade é tudo, apaz espero ser um faixa preta tão consiente como vc.. Oss

          • http://www.aprendajiujitsu.com.br Equipe Aprenda Jiu-Jitsu

            Muito obrigado Gilvan, fico feliz que possa estar servindo de exemplo para você.
            Oss

          • Brunna Miranda

            Você disse tudo.. Parece até que não aprenderam os ensinamentos. Humildade em primeiro lugar.

      • http://www.facebook.com/Fellypesan Lype Santos

        é logico que é vc entra alguem e saiu um lutador e simples se vc consegue aplicar os golpes e rolar com seus colegas de treino e fluir vc é um lutador não é pq e faixa branca que vai deixar de ser ;P
        e principalmente se vc tiver respeito e paciência vc já e mais do que um lutador erraram ai

        • http://www.facebook.com/leandro.lima.359 Leandro Lima

          é lutador mesmo quem treina jiu sabe que mts não gradoam só pra ganhar na branca

        • Jiu …

          Era isso que eu tava tentando explicar Rsrs.. Cada uma que me aparece!! Oss

          • Black

            Este papo de lutador ai pra mim não esta com nada, para mim são todos praticantes de um tipo de esporte.
            Antigamente eram conhecido como lutadores aqueles que iam a guerra, ou que precisavam proteger alguém, não um bando caras que fica fazendo alguma arte marcial para postar fotinhos no facebook, de quimono ou calção.

            Para mim lutador e lutadora é um pai e uma mãe que consegue criar seus filhos longe das drogas, que sustentam sua família e a respeita. Que acorda cedo e enfrenta muitas coisas que não precisam ser provadas na base da força física e sim a emocional. (não que no esporte não temos de ter o controle emocional também.)

            Agora ficar lendo este bando de pirralho falando que é lutador não dá, passe a noite toda acordado cuidando de um filho doente recém nascido e as 6 da manhã vá trabalhar, para ver o que é uma luta de verdade!!!

          • Rulez

            Black, tem filho quem “quer” ter, do mesmo jeito que luta quem quer/gosta de lutar. Esse mimimi de “vá trabalhar e cuidar de um filho pra ser um lutador”? kkkk, cada um com sua vida e sua “luta”.

          • Professor de Interpretação

            Qual parte do “branca INICIANTE” vc não entendeu?

    • Ricardo

      Não é lutador coisa nenhuma, é iniciante, verde. Quem se acha lutador logo de cara, não chega a lugar nenhum!

      • Jiu …

        Ah vá !! quer dizer que se eu luto Eu n posso ser chamado de lutador apenas pelo fato se ser faixa branca !! Pfv néh ???

        • Professor de Interpretação

          Não diga que é lutador, de fato você ainda não é (brancas iniciantes);

          branca INICIANTE, seu animal!!!
          Sabe o que significa INICIANTE? Se vc já compete, vc é branca, mas não é iniciante!

          #medo de quem ensina uma arte marcial pra uma pessoa dessa. Tá criando um monstro

          • Losers

            Então vai falar para o Jon Jones que ele não é lutador, ele está treinando JJ de branca…

          • Forte Rafa

            Jiu JItsu é o que?
            se é considerado uma luta ele é um ?????? ADIVINHA OQ ELE É??????

            Um lutador, seja branca, azul, roxa, marrom ou preta…e não precisa de nenhum bosta desmerecendo o faixa branca.
            A não ser q vc ja tenha nascido preta

    • Oss.

      Já errando em questionar o mestre preta do post. Flw vlw

    • annimos

      tá certo jiu….

  • Moykhano

    Com muita certeza alguns não entenderam o mandamento de Nº 7. E se o aluno aprende os Mandamentos enquanto ainda é Branca, levará isso para as outras Graduações. (reverence)

  • Moykhano

    Acho que alguns não entenderam o mandamento de Nº 7.
    Mas vejo que se o aluno se aplicar aos mandamentos enquanto ainda é Branca, levará os aprendizados as outras Graduações. (reverence)

  • mizinho

    faço jiu jitsu a um mes peso 72 faço muita força no começo e me canço rapido mais fico muito frustrado mesmo porque sempre vo pro rola com um faixa branca de 96 kilos tambem iniciante e ele me poem sempre pra baixo e é muito dificiu e acabo desistindo mesmo tendo mais flexibilidade do q ele.por favor me da ums concelhos pois fico muito atento as dicas dos mestresa!!! oss

    • Dyego Turl

      Mizinho,

      isso no início é normal, pois você ainda não detém as técnicas necessárias para anular a força do seu oponente. Jiu-jitsu não se aprende da noite para o dia, se aprende diariamente.

      Continue treinando as técnicas e vai ver que cada vez mais a força será um item menos importante nos seus treinos.

  • mizinho

    faço jiu jitsu a um mes peso 72 faço muita força no começo e me canço rapido mais fico muito frustrado mesmo porque sempre vo pro rola com um faixa branca de 96 kilos tambem iniciante e ele me poem sempre pra baixo e é muito dificiu e acabo desistindo mesmo tendo mais flexibilidade do q ele.por favor me da ums concelhos pois fico muito atento as dicas dos mestresa!!! oss

    • Dyego Turl

      O conselho que posso te dar é treinar, treinar e treinar. Vocês ainda são branca, não possuem técnica apurada, logo o que sobressai é a força.

      O que está acontecendo com você é normal, mas não desanime.

      • mizinho

        muito obrigado

    • VitinhoRJ

      Cara, somos 2 então, tenho o mesmo peso que você e tenho 36 anos. Faço JJ há 1 mês e tal como você, sempre que vou pro rola acabo tendo dificuldade porque não encontro um parceiro com peso similar, acho que o mais leve deve ter nessa faixa ai dos 80-90kg…então fica complicado mesmo, ainda mais quando não se tem muita técnica e um estoque de recursos muito pequeno. Mas isso é condizente com o estágio que estamos, à medida que ganharmos mais técnica e ampliarmos o conhecimento de recursos para usar a coisa começa a fluir melhor. No começo eu fiquei encanado também, agora fico mais tranquio e vou dosando a força, pq não adianta se desgastar com o cara mais pesado, é melhor esperar ele vacilar pra tentar alguma coisa e ir administrando o rola em busca dessa oportunidade, senão acaba que a gente se entrega por cota do cansaço ou simplesmente pq o parceiro parte pra ignorância e usa o peso em favor dele…Só com o tempo mesmo! Minha opinião pelo menos….

  • http://www.facebook.com/RAIFINAIDE Ralph Raifinaide

    Massa os mandamentos o respeito é fundamental !!!!!! parabéns pela iniciativa. OSS…

  • SpartaBJJ

    Belo post Dyego! Tenho 23 anos e comecei no jiu semana passada, nunca fiz nenhum outro tipo de luta e tava num estilo de vida totalmente contrario ao estilo de vida do jiu, fumava mto, perdia noites de sono em balada e entrei no jiu pra me ajudar a mudar esse estilo de vida, mas tem um problema, faço o treino fisico e fico completamente exausto, afinal são 6 anos de sedentarismo total, sinto como se meu preparo físico não fosse nem 0 fosse -10! Poderia me dar algum conselho? é normal sentir essa fadiga? Uma coisa eu sei, vou continuar no jiu pro resto da minha vida, msm que eu sofra mto pra me adaptar! abraço! Oss

    • Dyego Turl

      Obrigado Sparta,
      sim é normal, seu corpo ainda não está adaptado e além do mais ele está degradado com a vida desregrada que levava antes. O conselho mais importante que posso te dar é não parar o seus treinos, largar o cigarro de vez e dar uma corridinha (ou fazer outro exercício aeróbico) pra poder recuperar o condicionamento físico.

      Abraço.

      • SpartaBJJ

        Vlw Dyego, vou continuar treinando, e larguei o cigarro de vez mesmo, hoje tive outro treino, ja me senti um pouco melhor, e tentei inclusive utilizar algumas técnicas que vi aqui no post do manual para faixa branca. Sinto que a cada treino vou me adaptando mais e evoluindo! Grande abraço, e continue com esse belo trabalho que vc vem fazendo no site! Sucesso! Oss

        • Ana Cláudia

          Eu comecei há pouco tempo também e sofria um bocado na parte física, porque nunca fui boa de fôlego, nem quando era criança. Mas o mais importante é você comer bem, se não vai dar fraqueza, tonteira… No começo, teve algumas vezes que até enjoei o estômago, mas sempre tentava fazer o máximo que pudesse e agora estou conseguindo acompanhar bem a parte física. Pense que sua mente tem poder sobre o seu corpo que você vai conseguir! Oss

  • Pingback: Raspagem para iniciantes por Renzo Gracie | Aprenda Jiu Jitsu

  • Igor Mendonça

    Muito bom, gostei dos mandamentos! irei praticar :) sou branca ainda com dois graus.

  • Erllan Santos Oliveira

    iniciarei meus treinamentos 01 de julho meu kimono e faixa logo logo chegará me pintou uma duvida quanto a amarração da faixa queria chegar lá já sabendo ao menos amarra la alguem me diz.

  • Céhh

    Acho que falto um… Nunca ficar falando o que acontece nos treinamentos, o que acontece no tatame fica no tatame.

  • mauro fiel

    que vc sitou é a maior e pura verdade valeu

  • Pingback: Gurias no Tatame

  • Juatuba

    Vendo este debate , me recordo que quando fiu me graduando , meu mestre falou que a faixa serve somente para segurar o Kimono, e que se ele me desse a faixa preta dele não aprederei somente porque estou com a faxia mais graduada, o que importa e treinar , treinar, treinar…. , portanto vamos treinar mais, indepedente da graduação . Ossss

    • Eduardo Bessa

      Boa!!

  • Alan

    Sou praticante a 2 anos e meio, porém com 2 pausas consideráveis, a primeira quando luxei o ligamento do joelho num treino e outra por motivos pessoais, porém meu mestre mesmo me levando pra campeonatos e competiçoes entre equipes fechadas aqui da minha cidade, ainda não me graduou, sei que nao devo questioná-lo porem acho que ja poderia pegar a azul não ?
    Obs, tenho 19 anos e 4 campeonatos e 1 vice da minha cidade.
    OSS

  • Rafael Schuler

    boas dicas, a faixa está amarrada errada na foto…

  • Thya

    Muito legal, ter uma pagina como esta,e ter este espaço para compartilhar o que aprendemos… Tenho 39 anos sou apaixonada pelo JJ desde de quando meu filho começou a praticar (uns 4 anos)mas so agora a uns 2 meses tomei coragem para começar a treinar. Na academia onde treino,há apenas eu de mulher, e la vejo que o respeito dos meus companheiros para comigo,impera, e uma dica para as mulheres que me criticam, eh que maior que o seu preconceito, é a minha vontade de vencer, e por estar la no tatame a cada treino, ja me sinto uma vencedora.E quanto a ser uma faixa branca, para subir uma escada eu tenho que começar pelo primeiro degrau. OSS

    • Anderson Santos

      Quantas vezes vc treina por semana Thya?

    • Henrique

      Pra quem acha q faixa branca ñ é lutador, eu tenho dois anos de faixa branca por opção minha, eu finalizo qualquer azul que vier, tem q ter respeito com os brancas oss!

  • Eduardo Bessa

    Muito bom os mandamentos! melhor ainda ver a galera que está comentando apaixonada e empenhada. comecei a treinar faz pouco tempo, mas ja senti mudanças em vários pontos da minha vida, inclusive em minha forma de pensar e de agir. Acompanho os posts do site e eles estão contribuindo bastante na minha evolução!! Continue com esse trabalho incrível! abraços

  • Pingback: O que se espera de um faixa branca de jiu jitsu? | Aprenda Jiu Jitsu

  • André Edmo

    só pra ressaltar essa faixa ai ta amarrada errada… o certo da ponteira é pro lado esquerdo!

  • anildo

    poxa,gostei muito do post..mas essa de nao poder dizer que ta cansado eu não entendi..dependendo do momento é bom deixar de fazer um rola a mais até pra preservar a sua integridade física e poder continuar treinando no decorrer da semana e etc…não concordam??aabraços oss

    • Rafael

      sou professor e quando vejo alguém cansado sempre pergunto se quer dar mais um rola…sempre peço que se esforce pois o gás vem através dos rolas na exaustão..é interessante colocar contra um lutador mais leve nos casos de canseira pra utilizar mais de tecnica do que força

    • Oss.

      Talvez você acabe treinando mais fraco no fim da semana, mas pode ter certeza que na semana que vem você vai conseguir treinar pesado todos os dias, e cada dia mais. Você se esforçar no cansaço é que vai ser o diferencial.

  • Raoni Ereíma Ferreira

    Nunca questione seu mestre, mesmo que ele mande você dar cabeçadas na parede…
    Reverencie o tatame, como se ele fosse um deus ou um objeto de adoração…
    Cumprimente os mais graduados primeiros, mesmo que você esbarre em outro colega no caminho, como se a faixa fosse diferencial de respeito. E ainda dizem que as artes marciais ensinam a tratar TODOS com respeito e IGUALDADE…

    • Ítalo

      Muito conciso, mas bem claro seu texto! Tomara que aprendam contigo, Raoni!

  • Raoni Ereíma Ferreira

    Faixa branca é lutador ou não, não sei dizer…
    Mas queria saber o que vocês acham de atletas, faixa preta em outra luta, as vezes, graduado em diversas lutas, mas que participa como faixa branca de campeonatos em uma modalidade, na qual, indiretamente, ele tem bons conhecimentos.

  • Show

    Show de Bola!

  • Andrea Cals

    Comecei com 48 anos. Treino regularmente, adoro, mas fico cansada sim!!! :)
    Meu marido morreu disso: cansou e não parou.
    Mudei minha alimentação para não cansar tanto, mas quem avisa amigo é: SE ESTIVER MUITO CANSADO, PARE. A GENTE PODE MORRER SE NAO RESPEITAR O LIMITE DO CORAÇAO. Afinal de que vale um valente praticante estatelado no tatame?

  • Franco Kleinkauf

    Das 15 dicas a mais importante é a 11 e que ela seja praticada de cima pra baixo pq no inicio para nós tudo é novidade e ficamos felizes com isso, mas enquanto isso não ocorrer de cima pra baixo vai ser muito complicado esse mandamento ser seguido!

  • david

    o mais importante do lutador é ter o respeito e a ulmildade ;)

  • Claudio

    todo faixa preta um dia fui faixa branca. não concordo muito com esses comentários pois ouvir muito quando estava iniciando no jiu jitsu, hoje sou faixa marrom mais guardei minha faixa branca com muito carinho, pois ela foi meu primeiro amor no esporte, e com ela fui campeão em 8 campeonatos vice em outros 2.

  • Diego Silva

    Comecei no jiu à 3 meses, anteriormente pratiquei Hapkido, e sempre curti muito a parte de chão da luta, por isso mudei para o jiu. Treino 3 vezes por semana, e já estou conseguindo aprender algumas técnicas bem interessantes no jiu, já consigo ter uma guarda fechada razoável, e consigo me virar bem na maioria das posições. Algumas finalizações eu já sabia como fazer, porém aprimorei muito o arm-lock e a americana.
    Essas dicas sempre me ajudaram muito desde o começo e eu recomendo a todos!!!
    Parabéns pelo trabalho, continue postando dicas!!!

  • jorgeluis

    vou te a faixa branca sim vou lutar bastante para isso.

  • Marc Fernandes

    Não diga que está cansado …digo sim! não vou bolar com alguem se não consigo mais!..isso seria uma estupides …super homem so existe em filme amigo!

    • http://www.aprendajiujitsu.com.br Equipe Aprenda Jiu-Jitsu

      Marc, toda regra tem sua exceção, mas na maioria das vezes como professor eu vejo que há uma desistência precipitada dos alunos impedindo que ele avance um estágio no seu condicionamento físico, técnico e psicológico. Ao fazer esforço físico todos nós cansamos, caso contrário o mesmo não terá sido efetivo.

      Muitos dos treinos são interrompidos por vaidade, não por cansaço real.
      Não dica que está cansado, dê mais um treino e veja que você irá mais longe do que imagina, agora se estiver EXAUSTO, não tem jeito.

  • Wesley Cesar

    se mc. sei lá o q, mister num sei o que lá, e esses funkeiros aê, são cantores então faixa branca é graduado já ¬¬

  • Jitsu :3

    Quando começamos a ser lutadores mesmo? depois de conseguir a faixa a seguir à branca?

    • http://www.aprendajiujitsu.com.br Equipe Aprenda Jiu-Jitsu

      Na verdade lutadores (competidores) são atletas que participam de competições, isso não tem um tempo certo. Tem gente que chega a preta sem competir, é uma questão pessoal.

      Mas muitas das vezes o atleta começa no jiu-jitsu e já se diz “lutador”. O tópico no post se refere a isso.

      Oss

  • atleta

    cara branca e lutador esportista e muitas vezes ate melhor q muitos graduados sou branca e nao tenho pudor nem um de rola com preta ou otra graduaçao pq sou bom no q fasso acho q devem respeita os brancas so pq e branca nao quer dizer q nao luta no abisoluto ele pode pega um preta dai nao tem graduaçao e so aprendizado ja vie muitos branca atropela graduado tipo maron entao tem q ver a qualidade e no final todos vao graduar um dia

    • Braulio Estima

      Se você diz que já viu faixa branca “atropelar” graduado então essa academia onde você treina só tem zé ruela amigo. Tenha calma e seja mais humilde, pois uma hora dessas você pode cair do cavalo e tomar um tombo feio.

  • pedro stephan

    calem a boca lixos!! faixa branca com dor de cotovelo…6 meses de treino e se acha lutador? que piada!! faixa não é só técnica e campeonato…é também PSICOLOGICO! faixa branca não tem psicologico…azul começa a ter…ps: sou faixa branca de 1 mes e fodam-se. a real é essa…criem vergonha e vão treinar seus vermes

    • rafael

      hehehehe vc comprova a sua teoria com uma demostração prática. Parabéns.

    • Ítalo

      Quem chama os outros por lixo, não está a meio pé de quem foi chamado.

  • Masson André

    Que discussão mais alienada e alienante! Qualquer dicionário de português define lutador como aquele que luta; não tem o que discutir ou filosofar em cima disso. Pura perda de tempo. O JJ é uma Arte inclusiva e gregária; mas esse tipo de texto e discussão só faz o contrário. Eu sei que tem muito faixa branca que abre a boca pra dar palpite no rola dos outros. Mas é muito mais eficiente e eficaz chegar pro cara e dar um toque sobre tudo o que está apontado aí em cima do que fazer essa apologia babaca da cor da faixa, essa segregação infantiloide e burra. Praticar a autoconsciência é muito mais importante do que praticar a humildade, pois a autoconsciência vai trazer muito mais que só humildade. E senhores “mestres faixas pretas”, qual a cor da primeira faixa que vocês receberam/tiveram mesmo? Humildade não tem cor de faixa nem grau…

  • mestre cami

    Coloque mais uma dica entre as 15. quando o mestre lhe der um exercício físico e você se aproveitar para descansar quando ele se virar ou seja, quando ele não estiver olhando para você, lembre-se sempre.. você esta prejudicando a si mesmo! continue e faça a sua parte!

  • wellen cristina

    muito legal meu irmão menor vai gostar!!!!!

  • wellen cristina

    não querendo me intromenter,mais faixa branca e lutatador sim,esta começando,

    mais e um lutador…esse GRADUADO tá e por fora!!!!!!!

  • Gnd Anônimo.

    Tenho 10 anos e sou faixa branca, não acho que sou um lutador só sou um iniciante querendo aprender cada vez mais técnicas, e em minha opinião minha faixa não vai me ensinar jiu-jitsu. Oss

  • Ítalo

    “Tire dúvidas, mas jamais questione o seu mestre.”
    E por acaso ele (o mestre) é o dono da verdade? Não há nada que ele possa aprender com um iniciante? Virou fanatismo, só pode!
    “Jamais diga palavrões ou palavras chulas dentro do tatame.”
    Quer dizer que você nunca disse “porra”, “caralho” etc, quando se machucou? São todas palavras vulagares. Faça-me o favor…

  • Erick Souza do Nascimento

    Como dizia o mestre Helio Gracie, faixa só serve para segurar as calças, pra mim faixa branca é lutador sim, assim como existem faixas pretas que não são! O lutador pra mim não está na faixa!

    • Ítalo

      Concordo, Erick!

  • jiu jitsu jj ! s2

    Eu sou um faixa branca sou mt dedicado nos treinos sempre treino serio respeito meus colegas e professores sei que eles querem o melhor pra mim ! Só que eu lutei 2 campeonatos apenas , só que nos dois eu fiquei na 2 colocação muitos me criticaram fique muito triste , estou pensando ate em parar , preciso da opinião de vocês e um pouco da historia de vocês pra poder me superar , levantar a cabeça e seguir em frente ! meu ajude ai gente , Amo jj!

  • Frederico

    Não existiria campeonatos se não fosse os faixas brancas! Se a inscrição de um branca vale a mesma coisa que de um graduado então somos lutadores sim!

  • Messias Junior

    Seja humilde, essa é a dica de ouro;
    Nunca se vanglorie por finalizar no treino;
    Tire dúvidas, mas jamais questione o seu mestre;
    essas são algumas que estão em extinção …

  • Gillformiga

    O importante é que haja respeito mutuo entre todos os praticantes deste
    lindo esporte, respeitando sempre dos mais graduados até o iniciante de
    faixa branca, uma vez que todos ja fomos iniciantes (o que não é
    vergonha nenhuma, já começamos pela faixa branca).

Scroll To Top