INFORMATIVO
Você está aqui: Capa » Básico » O que se espera de um faixa azul?

O que se espera de um faixa azul?

faixa azul

Neste post iremos falar sobre o faixa azul, claro que isso muda de pessoa pra pessoa, cada um tem uma evolução, mais queremos abordar o que se espera de um faixa azul, suas metas, dicas para que você se torne um faixa azul no mínimo aceitável em uma escala de evolução que vem crescendo a cada dia graças a dedicação dos alunos, dos professores e ao Aprenda jiu jitsu que vem difundindo o jiu jitsu pelo mundo.

Faixa azul

Certa vez Roger Gracie, um dos melhores lutadores de Jiu Jitsu do planeta, foi perguntado: Como você ficou tão bom no Jiu Jitsu?

Depois de pensar um pouco, ele respondeu:

“Eu construí todo meu jogo em cima de uma defesa sólida.”

Defesa. Esta é a palavra você não será um bom faixa azul a menos que tenha uma defesa decente.

Um bom faixa azul deve ser capaz de escapar das principais posições com relativa facilidade, é uma faixa que o jogo se constrói em cima das defesas.

Movimentos em sequencia

É quando também se começa a fazer movimentos em sequencia, como por exemplo uma defesa de arm lock contra atacando com um ataque de passagem de guarda, uma raspagem seguida de montada, raspagem com finalização assim vai se construindo um jogo sólido e se tem uma outra visão do jiu jitsu, vemos um jiu jitsu mais competitivo e ficando cada vez mais duro afinal a faixa preta que é o nível profissional se aproxima a cada passo.

Aprenda aqui a ordem de faixa e sistema de graduação no jiu jitsu.

O que se espera de um faixa azul (metas)

  1. 5 golpes de estrangulamento e chaves na guarda.
  2. 2 golpes de estrangulamento e chave na meia guarda
  3. 5 golpes de estrangulamento e chaves 100 Kg
  4. 3 imobilizações
  5. 3 golpes de estrangulamento na montada(frente)
  6. 3 saídas montada (frente)
  7. 5 opções de estrangulamento e uma chave na pegada de costas.
  8. 2 saídas da pegada de costas.
  9. 4 passagens de guarda
  10. Pontuações(valores)
  11. 4 opções de golpes 4 apoio
  12. 5 quedas(uma contra-queda ).
  13. 5 lutas
  14. História do Jiu Jitsu.
Além é claro o que se espera de um faixa azul assim como todas as outras faixas são valores éticos, disciplina, respeito, honra dedicação e etc…

Dicas

Se tiver que apontar os três erros mais comuns dos faixas-azuis.

  1. O primeiro com certeza será a postura. Eles são pegos diversas vezes no triângulo ou são raspados por estar com a postura errada.
  2. O segundo é que os faixas-azuis perderem a posição por tentarem colocar os dois ganchos de uma vez. A correção disso é puxar o adversário para cima deles e colocar um gancho de cada vez.
  3. E o terceiro erro é o uso da força durante o combate. Pela inexperiência, eles tendem a dar preferência ao uso da força sobre a técnica, esquecendo que o jiu jitsu é a arte suave.

Gostou desse post?

Seu comentário é muito importante para o nosso crescimento, por isso não esqueça de comentar e deixar a sua opinião sobre estas técnica de jiu jitsu, para que possamos melhorar cada vez mais.

Se você ainda não é nosso seguidor nas redes sociais, não perca mais tempo e esteja sempre atualizado com nossas novidades através do FacebookTwitter e Instagram.

Ah! Não esquece

Dê uma passadinha também em nossa loja virtual com lindas camisas de jiu jitsu. Comprando os produtos do Aprenda Jiu Jitsu você estará ajudando o site a manter-se atualizado, para que possamos cada vez mais disponibilizar dicas e aulas como essa.

Cadastre-se e receba atualizações por e-mail


Sobre Equipe Aprenda Jiu-Jitsu

O Aprenda Jiu-Jitsu tem o objetivo oferecer aulas de jiu jitsu com dicas gratuitas para colaborar com a difusão das técnicas do puro jiu-jitsu brasileiro. Nossa equipe garimpa, seleciona e categoriza as melhores técnicas para que você possa aprender através do nosso site golpes e técnicas de qualidade.
  • Thiago

    Top!

  • Alexandre Fachini

    GOSTEI DAS EXPLICAÇOES POIS ESTOU PARA FAZER EXAME PARA A FAIXA AZUL E FOI BEM BACANA A MATERIA

  • Genah Odara

    Sou faixa azul,concordo com tudo que foi descrito,O que ocorre é que quando somos faixas brancas temos uma grande ansiedade em se graduar achando que vamos ser menos finalizados e amassados,e é justamente ai que surge o sentimentos de fazer com que os brancas sofram as mesmas dificuldades,atacamos muito e usamos muito a força para justamente valorizar a faixa e não a técnica,é justamente ai que entra a equipe…amigos de treino que nus aconselha apontando as grosserias durante o treino,treinar duro é reproduzir os ensinamentos do Professor a exaustão e não machucar o colega de treino,afinal um amigo lesionado faz muita falta no treino,oss.

  • Paulo Souza

    Estou rindo muito com o que se espera de um faixa azul porque a descrição do arsenal de chaves, estrangulamentos e defesas poderia ser aplicada a qualquer faixa! Tem muito faixa roxa e marrom que não sabe isso tudo. Comecei a treinar Jiu-Jitsu já com 40 anos há 3 anos atrás e há um ano estou na azul estou aprendendo muito a cada dia e sinto que já não sou mais tão burro para aprender coisas novas, porém me concentro em fazer bem o que já sei antes de tentar algo novo num campeonato ou num rola mais pegado.
    Quanto a defesa é fato que se rolo com um mais graduado meu objetivo é não ser finalizado e com aqueles brancas muito fortes o objetivo é não sair lesionado.
    preciso melhorar muito e espero que dentro de um ano eu possa afirmar com certeza que domino todas as técnicas que se esperam de um faixa azul porque quero evoluir e chegar à preta um dia com o respeito e dignidade que essa graduação exige.

  • João Victor

    Excelente! Gostei irmão. Parabéns !

  • [email protected]

    kkk meu saco

  • Eduardo

    Achei bem bacana também a iniciativa! Seria ainda mais interessante se fizesse uma compilação com os vídeos que demostram todas essas técnicas descritas. O que acha? Parabéns pelo site, está cada dia melhor! Oss

  • Thiago Sampaio

    Gostaria de ter lido esse post alguns meses atrás. Mas salvarei em meus favoritos e sempre retornarei a essa leitura. Aperfeiçoarei o que tem me faltado na faixa azul.

  • Rafael Capella

    e isso mesmo… vejo muitos azuis querendo se aparecer, principalmente em cima de um branca, não se deve ter pressa para trocar de faixa, preferi ser um ótimo faixa branca ao invés de ser um azul médio p baixo… peguei a azul quando me senti confiante no meu preparo, com experiencia de treino, assim aproveito muito mais os treinos, e estou focado muito na defesa e em não usar força, vejo algum amigos meus que tbm são azuis ja estão se desesperando p pegar a roxa… muitos são completamente grosseiros, usam a força bruta. o jiu-jitsu e uma arte, a arte suave…

  • Pingback: O que se espera de um faixa Azul? | Gurias no Tatame()

  • Ivan Cometa

    Então as dicas são para o faixa branca que vai para a azul,certo?
    Me considero calmo na hora de rolar com os faixas azul,preferindo manter-me na defesa cansando-os e a partir do seu cansaço eu começo a atacar,seria essa uma postura correta para um faixa branca ao fazer o rola?

  • SANDRO

    como todos os amantes e praticantes árduo do esporte sabe
    o jiu é um LEQUE,com infinitas possibilidades e de um grau espetacular.
    a questão é que no começo atacamos demais e ao que ataca demais uma hora deixa uma brecha e é ai que a onça bebe água
    disciplina é ter paciência e humildade e saber baixar a cabeça pra ter merecimento de
    coisas grandes e boas que o mestre ira passar depois.
    sou roxa e sempre respeitei do branca ao preta e aprendi que dividir conhecimento é a maior conquista.
    CRESCER JUNTOS ESSA É A NOSSA META.OSS

Scroll To Top