INFORMATIVO
Você está aqui: Capa » Blog » O que significa Oss no Jiu Jitsu?

O que significa Oss no Jiu Jitsu?

O que significa Oss afinal?

Você já deve ter visto e ouvido no jiu jitsu ou em vários lugares e treinos a expressão “Oss”. Mas afinal o que significa Oss?

Algumas pessoas erroneamente atribuem o Oss a abreviação de Ousadia, Superação e Sucesso? Apesar de ser uma tradução criativa e que se encaixa bem para o ambiente de luta, o real significado não tem nada  a ver com isso.

OSS é uma expressão fonética criada na Escola Naval Japonesa, e é usada universalmente para expressões do dia-a-dia, um cumprimento como “sim”, “por favor”, “obrigado”, etc…

Em japonês, sua transcrição correta é OSU, e seus dois caracteres representam “pressionar” (osu) e “suportar” (shinobu). Então podemos concluir que “Oss” implica em pressionar a si mesmo ao limite de sua capacidade.

O “espírito de OSS” é retratado como a “perseverança sobre a pressão“. Além disso o Oss, é uma demonstração de respeito, não por hierarquia, mas pela admiração, pelo prazer da companhia, por simpatia, confiança e respeito por si mesmo.

Outra origem é atribuída a abreviação de “Onegai Shimasu” que se traduz como um pedido, uma solicitação, um convite como “por favor”, “por gentileza” ou “com licença”, convidando o parceiro ao treino.

Oss” pode ser  “Tenha Garra!“, onde mostramos nosso respeito e força, por isso nunca devem ser pronunciadas ao vento, sem um motivo certo ou mesmo sem que o corpo todo envie essa energia de motivação.

Atitude, postura, estado de espírito são fundamentais para que toda a energia do “OSS” seja expressada corretamente.

Então pessoal, por enquanto é isso.

Oss

Gostou deste post?

Seu comentário é muito importante para nós, por isso, não esqueça de dar a sua opinião sobre este post de Jiu Jitsu. Se ainda não é nosso seguidor nas redes sociais, não perca mais tempo e esteja sempre atualizado pelo Facebook, Twitter e Instagram.

Ah! Não esquece.

Dê uma passadinha também em nossa loja virtual com lindas camisas de jiu-jitsu. Comprando os produtos do Aprenda Jiu-Jitsu você estará ajudando o site a manter-se atualizado, para que possamos cada vez mais estar disponibilizando dicas e aulas como essa.

 

 

Sobre Equipe Aprenda Jiu-Jitsu

O Aprenda Jiu-Jitsu tem o objetivo oferecer aulas de jiu jitsu com dicas gratuitas para colaborar com a difusão das técnicas do puro jiu-jitsu brasileiro. Nossa equipe garimpa, seleciona e categoriza as melhores técnicas para que você possa aprender através do nosso site golpes e técnicas de qualidade.

55 comentários

  1. George Ricardo

    Sou faixa preta do Mestre Hércules (AZO-JJ), parabéns. Me alegro demais em ver pesoas que lutam em prol de nossa arte, tudo de bom. Oss.

  2. pra mim ousadia superaçao e sucesso é mais legal

  3. Weksley alencar

    excelente post, sou novo no site e já me tornei fã. Oss.

  4. Sou praticante de Judô e estudo Nihongo, você errou no “Onegau shimasu”, “por favor” de forma polida é “Onegai shimasu”.

  5. Sou faixa marrom do Mestre Jéferson Oliveira excelente post muito bem explicado OSS!!!!!!

  6. Marcos Freitas

    QUEM POSTOU ESSE COMENTARIO, DEVE REALMENTE NEM SABER O SIGNIFICADO DE SEU PRÓPRIO NOME, E MUITO MENOS O SEGNIFICADO DESSA EXPRESSÃO, ESSA PSEUDOPÍGRAFE É CORRENTE EM ESCOLAS DE ARTE MARCIAIS NO BRASIL, POIS BRASILEIRO ADORA IDOLATRAR OUTRAS CUTURAS E DEIXANDO DE LADO A SUA PRÓPRIA NO ESQUECIMENTO, É UMA EXPRESSÃO DIMINUTIVA DE UMA PALAVRA, POIS QUEM JÁ VIVEU NO JAPÃO VAI SABER TRADUZIR, E É NEM ENSINADO EM ESCOLAS DE NIHONGACO…!!! FICA A DICA PARA QUEM SE ACHA O BONZÃO…!!! CUTIVEM O QUE É NOSSO

    • Diego Oliveira

      caboco besta, gostar de artes marciais não significa esnobar a nossa cultura!

      • Diego, porque perder tempo alguém que julga outra pessoa de não saber significado de coisa alguma e escreve “SEGNIFICADO”, “CUTURAS”, “CUTIVEM”, e tenho minhas dúvidas quanto ele saber o significado de “PSEUDOPÍGRAFE”, que na minha humilde opinião se escreve pseudoepígrafe.

    • Seu besta, em muitos lugares as pessoas cultival o respeito a outras cultura, no nosso caso a japonesa. E se você acha que agente esnoba nossa cultura você ta enganado por que nas artes marciais nós aprendemos a ter respeito a tudo e a todos. E QUEM TA SE ACHANDDO O ”BONZÃO” AKI É VC….. PRESTA ATENÇÃO ANTES DE POSTAR ALGUMA COISA QUE CRITIQUE O QUE NÃO É SEU. > TEMOS QUE CUIDAR MAIS DAS COISAS DOS OUTROS DO QUE NOSSAS PROPRIAS < Minha avó sempre dizia isso para mim.

    • Fighters fight!

      Deixa de ser cuzão. Larga essa atividade que você não merece.

    • Não se trata de nao valorizar nossa cultura, mas sim de utilizar um termo que expressa mto melhor uma ideia do que se ela fosse falada no nosso idioma! Não há nada de errado nisso! E ficar usando o caps lock em comentários é algo bem chato, ainda mais se for levar em conta que esse site serve para ajudar os paraticantes e compartilhar conhecimentos, nao de discussões sem sentido.

    • Rodrigo Nihata

      O cara falou tanta merda, que esqueceu que o próprio Helio Gracie aprendeu, aperfeiçoou e difundiu no Brasil uma arte ORIENTAL, afinal, chama-se JIU-JITSU, (JU-JITSU o ou JUJUTSU) e não Arte Suave. Se não fosse de vinculo oriental o nome seria em portugues, usa-se KIMONO na pratica da Arte, e adivinha da onde veio o kimono? então não fale bosta, não foi por que o Grande Helio Gracie aperfeiçoou a técnica que ele é só nosso! Tudo tem suas raízes!

  7. Alan Aparício

    Pq que somente agora vieram usar este termo?
    Fui praticante de 90 até 1997. de Judô e Jiu-Jitsu. E nunca ouvi falar do termo, seja em minha academia ou de outros amigos?

    tks

  8. Muito importante saber a definição de OSS

  9. Vi poucos acertarem a tradução do termo. Parabéns.
    Com relação à corruptela da expressão onegai shimasu, não conhecia. Você teria a referência?
    Obrigado,
    Antonio

  10. Muito bom o artigo!!

  11. Muito bom o poste, infelizmente muitos usam por modismo pq viu alguém falando, esperam que aprendam mais. Só esqueceram de comentar que a expressão não tomou popularidade pela escola naval, e sim pelo Karatê, na escola naval a anos não usavam mais a expressão, até Guichin Funakoshi começar sua carreira de Sensei na mesma. Até hoje usado pelos caratecas essa expressão e sempre foram zombados por usar tal termo, cansei de escultar a piada “osso só na sopa”, quando cumprimentava meus colegas no Jiu Jitsu, e hoje o cara diz OSS até pro garçom.

    • Concordo com você. Pelo modismo muitos dizem a expressão OSS sem ao menos conhecê-la. No Karatê a expressão é usada desde o mestre Funakoshi, e para os praticantes de Karatê é uma verdadeira filosofia.

  12. Yury Ferreira

    sou faixa azul de jiu jitsu e nao concordo em fala “oss”, pq o nosso grande mestre “hélio Gracie” nao falava “oss”…..

    • E quem é Helio Graice???? Coitado de Hélio!

      • Claudio de Paula

        VOCÊ É LOUCO ? , Hélio Gracie deve ser RESPEITADO ATÉ O ULTIMO..! SÓMOS MUITO GRATO A ELE E SUA FAMILIA.

        Hélio Gracie foi o mestre que desenvolveu a mais perfeita e eficaz arte marcial da história

      • joao victor pereira

        rola com migo, q eu vou te mostrar quem foi helio graice e o que ele fez seu ignorante…

      • Ozama Bim Ladem

        O Shymatsu, você não sabe quem foi Hélio Gracie? Vai se informar!

        Hélio Gracie é indiscutivelmente uma das figuras mais importantes do Jiu-Jitsu Brasileiro. Um dos primeiros representantes do Jiu-Jitsu nas decadas de 1930 e 1940, Hélio Gracie foi também o pai e mestre de muitos dos lutadores que trouxeram a Arte Suave aos principais palcos das Artes Marciais no começo da década de 1990, competidores como Royler, Rickson e Royce Gracie. A sua linhagem e legado são dos mais fortes no Jiu-Jitsu e ele é considerado como um dos pais do Jiu-Jitsu Brasileiro.

    • Isso não é motivo para concordar ou não em dizer “ossu” (grafia correta em japa). Como foi explicado no artigo, “ossu” significa “olá”, “sim, sr.”, “e aí?” em japonês. É uma forma informal de cumprimento e demonstra proximidade com quem se fala.
      Na língua japonesa, há palavras que possuem um sentido maior do que o próprio significado da palavra, como “itadakimasu”, que significa “recebo”. Essa palavra contém todo um sentido além, é expressão de muita gratidão pelo que se está recebendo e respeito por quem está oferecendo. No português não temos esse tipo de palavras. Portanto “ossu”, em japonês, vai muito mais além do que um simples “oi”, ou “sim” do português. Representa confiança, amizade, fraternidade, respeito pelos membros do grupo.

    • nao concordo, sou lutador de jiu jitsu tbm, pois o helio aprendeu o jiu jitsu com um japones que se chamava kimura, ai depois o helio criou o jiu jitsu brasileiro, que seria usar o corpo do oponente contra ele, criando lavanca e etc. ou seja a familia gracie usa o termo “oss” sim segundo outro faixas preta que eu ja conversei, oss tbm significa “respeito”. OSs

  13. Paulo Roberto Pedrosa

    So posso deixar aqui um Oss…

  14. Edmilson Carvalho

    É muito bom ver que o OOSSS entre os praticantes de karatê que antes era motivo de deboche hoje é respeitado parabéns ao Lyoto machida grande influência. OOSS!!!!!!!!!!! arigatô!!

  15. sempre tem um otario falando q treino judo kkkk
    sempre qwer saber mais q td mundo babaca;;

  16. Puta coisa de viadinho e de modinha esse tal de OSS

  17. Fabricio Soares

    o “OSS” para os praticantes de JUDO , JIU-JITSU , AIKIDO . não serve pra nada , muitos professores terminam uma aula com o “OSS” a saudação de todas as artes marcias e o REI , como JUDO , JIU-JITSU , AIKIDO , não sei como esse OSS veio para dentro do JU-JITSU ou (JIU-JITSU) , virou moda , infelizmente praticamosuma arte marcial que se perdeu junto com sua filosofia

  18. “perseverança sobre a pressão” ou “perseverança SOB pressão”?!

  19. Boa tarde, sou praticante de jiu jitsu (ju jutsu – grafia correta em Japones) , já estudei nihongo e gosto muito de ler livros sobre história das artes marciais. Existem duas vertentes sobre o OSS (OSU) : 1 – Contração da frase em japones “ONEGAI SHIMASU” que no site está bem explicado(abreviação pq usa a primeira e a ultima silabas da frase – Onegai shimaSU). 2 – Contração da frase em japones “OHAYO GOSAIMASU” (tambem a primeira e a ultima silaba) que significa “bom dia”.
    Para quem gosta de de ler, indico o livro “O DOJO e seus significados”, da livraria Pensamento. Foi deste livro (pag 124 , ultimo paragrafo) que retirei as informações.

    Um abraço a todos.

  20. Vinicius Pimentel

    Excelente Matéria!!!Parabéns a redação

  21. Jésio Junior

    Achei muito interessante, comecei a fazer Jiu Jitsu e fiquei sem graça de perguntar ao professor e então obtive aqui um otimo alento… obrigado!!!

  22. Tem cada comentário ridículo!!!
    A falta de respeito impera na internet.
    Tem pessoal comentando, que não tem a postura de um praticante da Arte Suave.

  23. oss vai vive pra sempre no jiu jitsu ….

  24. Ótimas dicas e ensinamentos. Muito obrigada! Oss

  25. Alexandre Rocha

    Sou faixa tranparente de blablablabalbalbalbla! Post legal, parabens!

  26. Anônimo anônimo

    Vá se informar seu burro!! Helio não desenvolveu nada! já pegou prontinha dos japoneses!! ele só foi mais competente em divulgar. E os ignorantes até hoje pensam que foi ele quem criou. Houve, na verdade, foi uma apropriação indevida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top