INFORMATIVO
Você está aqui: Capa » Blog » Orelha quebrada no jiu-jitsu

Orelha quebrada no jiu-jitsu

Orelhas de repolho no jiu jitsuDizem que um praticante de jiu jitsu é reconhecido pela orelha quebrada, ou a famosa orelha de repolho.

Esse tipo de hematoma é comumente visto em atletas que praticam esportes  de contato, podendo ser artes marciais ou até mesmo esportes coletivos (jiu jitsu, wrestling, rugby, boxe, luta livre…) e em pessoas que se auto flagelam (acredite tem gente que faz isso).

Essas pancadas na orelha podem acontecer de diversas formas, como o contato entre os lutadores, contato entre a orelha e o tatame, autoflagelamento (uso de alicates, chave inglesa… para “quebrar a orelha”, esfregamento de algum tipo de tecido grosso para machucá-la e demais artifícios).
Logo que se forma o hematoma auricular, faz-se necessário a drenagem do líquido sub pericondral, pois a não remoção acarretará em uma reação fibrosa severa (formação de “nova” cartilagem) de caráter permanente, transformando-se em uma deformidade no pavilhão auricular conhecida como “orelha de repolho”.

O que é orelha quebrada

Esse hematoma é formado a partir de um trauma direto sofrido na orelha, onde  há o acumulo de sangue entre o pericôndrio e a cartilagem.
O Triângulo por ser um golpe de estrangulamento deixa muitas marcas em quem defende, essa é uma das razões pela qual o lutador de jiu jitsu tem a “orelha quebrada”.

A orelha realmente quebra

Na verdade a isso é um mito, devido a aparência as orelhas que sofrem esse tipo de lesão ficaram conhecidas como orelhas quebrada, mas na verdade como já foi explicado acima, o que ocorre é que ao sofrer a lesão a cartilagem se descola e o organismo humano imediatamente preenche este espaço com sangue, causando o inchaço. Depois da fase aguda da lesão, o sangue coagula causando um enrugamento da área afetada e solidificando a região.

Protetores funcionam

Os praticantes de esporte de contato tentam diminuir a incidência desses hematomas utilizando protetores de orelha, porém esses protetores não possuem 100% de eficiência, entretanto por diminuir consideravelmente o atrito entre orelha com os tatames, atletas, socos eles apresentam excelentes resultados na proteção de

Orelha quebrada é sinal de bom atleta

Muitos lutadores encaram a “orelha de repolho” como um troféu e a utilizam como forma de intimidar outras pessoas.
Ao deparar-se com pessoas que possuem orelha quebrada, não pensem que ele detém alto conhecimento de jiu-jisu ou experiência em algum esporte, tendo em vista que esses hematomas não levam anos ou séculos para aparecer, podem ocorrer de uma hora para outra, vai depender de como você estará “usando” sua orelha e também da composição de cada uma.

Como tratar a orelha quebrada

Se nada for feito, com o tempo o sangue coagulará sozinho, não sendo necessária qualquer intervenção, mas para quem não gosta da orelha estufada, existem duas formas tradicionais de tratamento da orelha quebrada.
  • Sucção com uma agulha de aspiração;
  • Incisão e drenagem do líquido subpericondral;
Obs.: Tanto o material quanto o local devem estar bem esterilizados e após a drenagem deve-se colocar um curativo compressivo.
Mesmo sendo considerado uma intervenção simples não realize o procedimento em casa por conta própria.

Porque a orelha enruga

Quando é feita a drenagem do sangue que está aprisionado na orelha a cartilagem que foi deslocada pelo sangue não volta exatamente para a posição que estava anteriormente, além dela ter sido esticada é comum ficar também mesmo após a drenagem alguns resíduos de sangue coagulado. É justamente o sangue coagulado que causa essa sensação de orelha enrugada.

Orelha de repolho

As orelhas de repolho muitas das vezes são orelhas quebradas, que ocasionaram um grande desligamento das cartilagens e posteriormente não foram feitas drenagens do sangue. O sangue fica coagulado no local estufando a orelha.

Veja esta matéria sobre Orelhas de repolho no jiu jitsu

O que achou desse post?

A sua opinião é muito importante para nós, deixe o seu comentário e se quiser aprender algum golpe específico mande uma mensagem pra gente, seja pelo formulário de contato ou através das nossas redes sociais.

Não deixe de se conectar conosco no FacebookTwitter e Instagram, sempre tem coisa legal por lá.

Veja também

Se você é fã de jiu jitsu, visite nossa loja e compre uma de nossas camisas de jiu jitsu feitas pra você amante da arte suave.

 

Sobre Equipe Aprenda Jiu-Jitsu

O Aprenda Jiu-Jitsu tem o objetivo oferecer aulas de jiu jitsu com dicas gratuitas para colaborar com a difusão das técnicas do puro jiu-jitsu brasileiro. Nossa equipe garimpa, seleciona e categoriza as melhores técnicas para que você possa aprender através do nosso site golpes e técnicas de qualidade.

12 comentários

  1. Cara, esse box de compartilhamento em redes sociais está matando seus artigos..
    eles ficam sempre em cima de uma parte do texto, arrume isso!

    valeu!

  2. o que faço pra estourar a minha

  3. Chu Vale-Tudo

    A orelha enruga quando a pele em uma tentativa frustrada de se reaproximar da cartilagem não consegue pois o sangue oriundo talha e evita a restauração que uma reação natural do organismo em se reestruturar…

  4. A minha filha tem Paralisia Cerebral e se auto flagela.A orelha está bastante inchada,mas a otorrinolaringologista,indicou o uso da pomada Trok-N,e se a orelha continuasse inxando,que eu a levasse pata fazer a drenagem.A primeira vez o uso da Trok-N deu resultado,mas a minha filha voltou a se auto agredir,e dessa vez vai ser necessario drenar.O problema é que ela vai voltar a dar os socos na própria orelha,não sei mais o que fazer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top