INFORMATIVO
Você está aqui: Capa » Sobre o Jiu-Jitsu » O que é o jiu-jitsu?

O que é o jiu-jitsu?

Camisa de jiu jitsu minimo de força maximo em eficienciaJiu-jitsu, ou jiu-jítsu é uma arte marcial japonesa, que utiliza como principais técnicas golpes de alavancas, torções, imobilizações e pressões para derrubar e dominar o oponente.

Sua origem, como sucede com quase todas as artes marciais vetustas, não pode ser apontada com total certeza, o que se sabe é que seu principal ambiente de desenvolvimento e refino foi nas escolas de samurais, a casta guerreira do Japão, contudo, outros levantam a hipótese de que o jiu-jitsu já seria praticado na Índia.

A finalidade de sua criação foi a situação na qual, no campo de batalha ou durante qualquer enfrentamento, um samurai pode acabar sem suas espadas ou lanças, daí que ele precisava de um método de defesa eficiente.

Basicamente, no jiu-jitsu usa-se a força (própria e, quando possível, do próprio adversário) com os princípios de alavancas, o que possibilita que um lutador, mesmo sendo menor que o oponente, consiga vencer. Jiu-jitsu é a única arte marcial que possibilita o mais fraco vencer o mais forte em condições normais de luta.

No chão, com as técnicas de estrangulamento e pressão sobre articulações, é possível submeter o adversário fazendo-o desistir da luta (competitivamente), ou (em luta real) fazendo-o desmaiar ou quebrando-lhe uma articulação.