INFORMATIVO
Você está aqui: Capa » Básico » Tipos de guarda no jiu jitsu

Tipos de guarda no jiu jitsu

Existem vários tipos de golpes no jiu jitsu, suas técnicas são divididas e apelidadas por tipo de posição, pois desta forma fica mais fácil identificarmos as técnicas que desejamos aprender, treinar e ensinar.
Este post é destinado a explicar os tipos de guarda no jiu jitsu, se você ja conhece todas as guardas no jiu-jitsu então leia este artigo dicas de como melhorar a sua guarda no jiu jitsu.

Quais tipos de guarda no jiu jitsu?

Guarda Fechada

tipos de guarda no jiu jitsu

A guarda fechada é posição mais fundamental do jiu-jitsu. Na posição onde um dos lutadores fica entre as pernas do adversário (guardeiro), que tranca as pernas cruzando os pés na altura da cintura do passador.

O lutador que trabalha na guarda fechada tem um arsenal de golpes de raspagens, finalizações e transições para as costas.

Aprenda outras formas e variações da guarda fechada

Meia Guarda

tipos de guarda no jiu jitsu

Na década de noventa a meia-guarda representou uma renovação a arte, e mesmo no início dos anos 2000 muitas de suas técnicas eram vistas como “novidades” e do ‘jiu-jitsu moderno”. Mas depois de tantos anos, essa posição já faz parte do jiu-jitsu tradicional.

Meia guarda é caracterizada quando o guardeiro prende uma das pernas do oponente entre as suas. É uma guarda interessante pois ambos os lutadores possuem possibilidades de ataque como finalizações, passagens de guarda e raspagens. É muito utilizada para evitar uma passagem de guarda.

Aprenda outras formas de Meia Guarda.

Guarda Aberta

tipos de guarda no jiu jitsu

Na Guarda-Aberta no lugar de manter as pernas fechadas as mesmas estão abertas e apoiadas na cintura, dominando os braços. Possibilitando raspagens, finalizações e diversas transições.

Aliás o que deve se ter muita atenção nesse tipo de guarda, nas transições, pois é um jogo muito perigoso  e conhecido no jiu jitsu Brasileiro se bem feito.

Uma das técnicas de guarda mais conhecidas no jiui jitsu de habilidade.

Aprenda mais sobre Guarda Aberta

Guarda Aranha

tipos de guarda no jiu jitsuNa Guarda Aranha mantém os pés dominando as articulações do braço, mantendo assim um controle muito bom do adversário, existe uma variação laçando o braço do oponente.

Nesse tipo de guarda normalmente o guardeiro domina as mangas do oponente e com o pé no bíceps faz o desequilíbrio e controla a distância.

Clique aqui e aprenda mais sobre Guarda Aranha.

Guarda Alta ou Escalada

tipos de guarda no jiu jitsuNão chega a ser um tipo de guarda, na verdade a guarda alta é uma variação da guarda fechada “clássica”.

Porém ao invés das pernas ficarem na linha da cintura do adversário as pernas ficam na altura do ombro, ficando por cima do trapézio impedindo o oponente de posturar dificultando muito o adversário, fora o leque de finalizações que surgem daí.

Muito eficiente para finalizações como: chaves de braço e estrangulamentos.

Guarda De La Riva

tipos de guarda no jiu jitsu

Criada pelo Mestre Ricardo de La Riva, tem como arma principal a força das pernas aplicadas através de gancho que envolve de fora pra dentro a perna do adversário.

Seu domínio e aplicação exigem, no entanto, um maior tempo de treino no jiu-jitsu.

Esse jogo muito eficiente deu origem a “frebre” do momento berimbolo, difundida pelos irmãos Mendes e Myiao.

Veja mais sobre a Guarda De La Riva.

Guarda em X

tipos de guarda no jiu jitsu

Para sua execução abrace uma das pernas do oponente e faça um gancho duplo, cruzado as pernas em formato de X, onde as pernas do dominam uma das pernas do adversário. Com a mão livre controle o braço do adversário com uma pegada na manga, lapela ou faixa.

Quando se põe o lutador na guarda-x rapidamente já se percebe o desequilíbrio que ela causa.

As possibilidades de ataque são muitas, mas as mais usadas são as raspagens e idas para as costas.

Aprenda sobre a Guarda X.

Guarda Borboleta ou Guarda de Gancho

tipos de guarda no jiu jitsu

Característico pela posição de guarda sentada, o jogo na guarda borboleta consiste em dominar um dos braços e a faixa ou ambos os braços do lutador que está passando.

Para tornar a guarda mais efetiva o guardeiro deve escolher um dos lados para raspar, prendendo a perna do oponente com os pés e fazendo a alavanca com aperna ao mesmo tempo que puxa o braço para provocar o desequilíbrio.

A guarda borboleta é um jogo muito versátil que permite facilmente a transição para outros tipos de guarda, como por exemplo a guarda x, e também a fuga par as costas do oponente.

Esse tipo de guarda não propicia o jogo de finalizações, embora existam golpes que podem provocar os três tapinhas. No quesito finalização as leg locks funcionam muito bem, obrigado. =D

Veja dicas da Guarda Borboleta.

Guarda Tartaruga

guarda-tartaruga

Adaptada pelo faixa preta Eduardo Telles, sua aplicação é a partir dos quatro apoios, eficiente para contra-ataques, mas o seu método pouco convencional pega muita gente de surpresa.

Ela passa a falsa impressão de vulnerabilidade e desequilíbrio, quando na verdade possui potentes  e justas alavancas capaz de capotar facilmente um oponente bem mais pesado.

Aprenda mais sobre  Guarda Tartaruga.

  Guarda Emborcada

guarda-emborcada

Criada pelo campeão mundial Roberto Magalhães “Roleta”, esse tipo de guarda não é algo muito confortável para o guardeiro, conforme já explicamos aqui no post sobre os fundamentos da guarda emboracada, embora possua golpes surpreendentes tanto de finalização, como de raspagens e fuga para as costas.

A guarda emborcada é caracterizada quando o passador consegue o domínio da faixa ou calça, por baixo das pernas do guardeiro, ficando com as duas pernas na altura dos seus ombros.

Conheça os detalhes da Guarda Emborcada.

Guarda Cruzada

tipos de guarda no jiu jitsu

Nesta guarda domina-se as mangas do oponente sempre cruzadas, mantendo o controle sobre ele o que dificultará o trabalho de soltura das pegadas  e de postura do oponente.

Com o oponente dominado podemos ser criativos que logo aparecerão várias oportunidades de finalizar como por exemplo com um belo e justo arm lock.

Uma variação da guarda fechada muito eficiente.

Aprenda a guarda com pegada cruzada.

Guarda 50/50 (Guarda fifty-fifty)

tipos de guarda no jiu jitsu

Possui este nome por permitir a ambos os lutadores as mesmas possibilidades de ataque e defesa.

Na guarda 50/50, ou se preferir chamar guarda fifty-fifty, os lutadores ficam apenas com uma das pernas aprisionadas em um triângulo, que tem as pernas transpassadas de dentro para fora.

Esta posição tem sido fortemente criticada para uso em competições, considerada uma posição de amarração.

Aprenda mais sobre a Guarda50/50.

Considerações finais

Bom galera espero que tenham gostado deste post sobre guardas, acredito que seja uma forma de tornar mais claro todos os conceitos fundamentais para definição do seu jogo.

Para fechar segue uma dica importante de utilização do nosso site, através do menu superior você pode encontrar golpes de jiu jitsu por tipos específicos de técnica. Ex.: Guarda > Guarda Aberta > Por cima > Finalizações e também pode buscar técnicas específicas através da classificação por tags. Ex.: Berimbolo, Triângulo Invertido, Katagatame etc. A classificação por tags também permite a busca pelo nome do professor. Ex.: Dyego Turl, Rodolfo Vieira, Rafael Mendes.

Por enquanto é isso!

Não esqueça de passar em nossa loja virtual e dar uma olhadinha em nossos produtos de jiu-jitsu. Oss

Cadastre-se e receba atualizações por e-mail


Sobre Equipe Aprenda Jiu-Jitsu

O Aprenda Jiu-Jitsu tem o objetivo oferecer aulas de jiu jitsu com dicas gratuitas para colaborar com a difusão das técnicas do puro jiu-jitsu brasileiro. Nossa equipe garimpa, seleciona e categoriza as melhores técnicas para que você possa aprender através do nosso site golpes e técnicas de qualidade.
  • Heverton H.

    Gostaria de fazer apenas duas considerações:
    1. Esse guarda chamada de “De La Riva” não foi inventada pelo professor Ricardo De La Riva, ele apenas popularizou seu uso mostrando a eficiência da posição.
    2. Não estão listados todos os tipos de guardas no artigo.

    Vlw!

  • JOSE CARLOS JUNGER

    VOU FALAR MUITO SERIO PARA VOCÊS, FANTÁSTICO OS COMENTÁRIOS, ESTOU TENTANDO ME ADAPTAR, SOU INICIANTE ESTOU PROCURANDO UMA GUARDA PARA MEU BIOTIPO E ESTÃO ME AJUDANDO MUITO NA EVOLUÇÃO DO MEU JIU-JITSU, OBRIGADO.

    • http://www.aprendajiujitsu.com.br Equipe Aprenda Jiu-Jitsu

      Legal José, que bom que o nosso material tem te ajudado a evoluir. Oss

    • Gustavo

      No começo é bom usar a guarda fechada,mais com um tempo de treino, vc pega experiencia e ja tenta uma guarda aranha,De La Riva

  • Gustavo Souza

    Poderiam acrescentar a guarda de lapela, a guarda laçada e a meia aranha, que estão sendo muito usadas atualmente no jiu jitsu.

Scroll To Top